Vagas na Educação em MG: inscrições para concurso público da rede estadual encerram nesta quinta-feira
O Governo de Minas Gerais, em parceria com as secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), está com inscrições abertas para um concurso público com quase 14 mil vagas na área educacional. O prazo para se candidatar termina na próxima quinta-feira, 21 de agosto de 2025.
Oportunidade para profissionais da educação
O concurso oferece 13.795 vagas para diversas carreiras na rede estadual de ensino, como Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB) e Analista Educacional (ANE). As oportunidades estão distribuídas entre as 47 Superintendências Regionais de Ensino e a Unidade Central da SEE/MG.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, o certame é um passo importante para fortalecer a rede pública, garantindo a presença de profissionais qualificados em todas as escolas. A secretária de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, reforça que é uma chance para os profissionais contribuírem com a qualidade do ensino no estado.
As inscrições custam entre R$ 21 e R$ 33 e podem ser feitas online, no site da banca organizadora, Consulplan, até as 16h de 21 de agosto. É possível concorrer a mais de um cargo, desde que as provas sejam em turnos diferentes.
Inscrição e etapas do processo seletivo
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico acessando AQUI, escolher o cargo e a localidade de atuação, e depois imprimir e pagar o boleto de inscrição (DAE). O pagamento pode ser feito até o dia 22 de agosto. Para quem não tem acesso à internet, computadores estarão disponíveis nas sedes das Superintendências Regionais de Ensino, de segunda a sexta, das 9h às 12h.
O processo seletivo será dividido em três fases: prova objetiva de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos. As duas primeiras, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas em 28 de setembro de 2025. A terceira fase, que é apenas classificatória, será exclusiva para os candidatos a cargos de nível superior.
O concurso também reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, com a garantia de condições especiais para a realização das provas, conforme a legislação. Todos os detalhes, como requisitos, conteúdo das provas e cronograma completo, estão disponíveis no edital. Com informações da Agência Minas

