Brasil lança selos de rastreabilidade para estimular uso de plástico reciclado
O Brasil passou a contar oficialmente com dois selos de rastreabilidade voltados à cadeia produtiva de plásticos. Os certificados foram lançados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) durante o evento Circularidade e Inovação – o Futuro do Conteúdo Reciclado em Produtos Plásticos, realizado em São Paulo, como parte do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF2025).
A nova medida tem como objetivo promover a economia circular, aumentar a transparência sobre o uso de materiais reciclados e garantir maior credibilidade às empresas que adotam práticas sustentáveis na produção de plásticos.
Dois selos para públicos distintos
O Selo de Conteúdo Reciclado é voltado a marcas e indústrias que utilizam plástico reciclado em seus produtos finais. Já o Selo de Rastreabilidade é destinado a recicladoras e transformadoras que desejam comprovar a origem dos materiais usados, oferecendo essa informação aos seus clientes.
As empresas interessadas em obter os selos já podem se inscrever a partir desta semana. Ambos se baseiam na plataforma Recircula Brasil, criada em 2023, que monitora a jornada dos resíduos plásticos desde sua origem até a transformação em novos produtos.
Tecnologia garante confiabilidade e rastreamento
A rastreabilidade é feita por meio da análise de notas fiscais eletrônicas, o que permite acompanhar a trajetória do material desde sua aquisição até o produto final. Com isso, é possível verificar se o plástico utilizado realmente é reciclado e qual sua origem, garantindo confiabilidade a investidores, consumidores e órgãos reguladores.
Segundo Paulo Teixeira, presidente executivo da Abiplast, a adoção dos selos representa um avanço importante para o setor. “Essa estrutura cria um ambiente de confiança na cadeia de suprimento, facilitando o cumprimento de exigências legais, abrindo portas para novos investimentos e agregando valor aos produtos reciclados”, afirmou.
Plataforma já mapeou fornecedores em 20 estados
Desde o seu lançamento, a plataforma Recircula Brasil já mapeou 304 fornecedores de resíduos e resina reciclada em 11 estados, com destaque para as regiões Sul e Sudeste. Além disso, já foram identificados cerca de 1,5 mil clientes espalhados por 20 unidades federativas.
De acordo com o presidente da ABDI, Ricardo Capelli, os dados gerados pelo sistema são estratégicos. “Além de garantir segurança jurídica às empresas frente às futuras obrigações legais sobre reciclagem, os selos proporcionam transparência para os consumidores e facilitam a inserção de produtos brasileiros em mercados internacionais que impõem barreiras ambientais”, destacou.
Compromisso com a sustentabilidade e acesso a novos mercados
A introdução dos selos representa um passo importante no alinhamento do Brasil com as práticas globais de sustentabilidade e combate à poluição plástica. Eles também fortalecem o setor frente às crescentes exigências de comprovação de conteúdo reciclado em embalagens, especialmente em mercados externos mais rigorosos. Com informações da Agência Brasil