Fapam firma parceria com TJMG para implantar posto avançado de mediação e conciliação de conflitos
A população sabe que as soluções por parte da Justiça brasileira são demoradas e caras. O que muitas vezes é inviável pra muita gente, mesmo quando o conflito é simples e poderia ser resolvido apenas com um acordo formal.
Para isso existe o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) onde o cidadão pode resolver o problema sem precisa da judicialização, ou seja, sem participar de audiências diretamente com um juiz.
Em Pará de Minas o Cejusc foi inaugurado em setembro de 2017 e funciona na Praça Melo Viana, 10, Centro. Porém a demanda é grande e no local funcionam vários juizados especiais.
Para acelerar os processos o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) firmou uma parceria com a Faculdade de Pará de Minas (Fapam) e o Posto Avançado Pré-processual passa a funcionar nas dependências da instituição de ensino a partir deste mês de abril.
Na unidade serão promovidas sessões de mediação e conciliação, além de orientações à população. Antes de procurar a Justiça, o cidadão pode comparecer ao posto de atendimento e ter todas as informações. Dependendo do conflito, ele poderá ser resolvido ali mesmo.
Na Fapam os atendimentos acontecerão nas tardes de quinta-feira, como explica a juíza Herilene de Oliveira Andrade, diretora do Fórum da Comarca de Pará de Minas:
Herilene de Oliveira Andrade
herilenepostoavancado1
Quem tiver interesse neste serviço deve procurar o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Fapam e levar os documentos pessoais:
Herilene de Oliveira Andrade
herilenepostoavancado2
A juíza Herilene Andrade destaca a importância da parceria com a faculdade, onde os alunos poderão aprender na prática. E não só os universitários da área do Direito, os da Psicologia também fazem parte dos trabalhos:
Herilene de Oliveira Andrade
herilenepostoavancado3
O Núcleo de Práticas Jurídicas funciona no Campus da Fapam, localizada na Rua Ricardo Marinho, 110, bairro São Geraldo, em Pará de Minas. O telefone para obter mais informações é o (37) 3237-2000.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.