Missas, catequese e encontros da Igreja Católica estão suspensos em Pará de Minas por tempo indeterminado

O Covid-19 já mudou a rotina dos brasileiros. Muita gente ouviu as recomendações do Ministério da Saúde e quem pode prefere ficar em casa, como uma forma de isolamento. É que neste estágio inicial de propagação do vírus no país, somente a prevenção será capaz de evitar a doença.

Serviços públicos suspenderam os trabalhos; shoppings e cinemas já diminuíram o horário de funcionamento e as igrejas também já se posicionaram a respeito das aglomerações que se formam dentro dos templos.

Nas evangélicas, muitas suspenderam campanhas e cultos. Há apenas a benção aos cristãos, que ficam por alguns minutos dentro do templo.

Já na Igreja Católica a recomendação do bispo da Diocese de Divinópolis dom José Carlos de Souza é de precaução e prevenção. Um comunicado divulgado faz alguns pedidos às comunidades.

Entre as orientações, que os idosos permaneçam em casa e quem puder que participe das celebrações pelos meios de comunicação. A comunhão deve ser espiritual.

Foi suspensa a comunhão semanal que é levada a doentes e idosos em casas, asilos, hospitais e presídios.

O bispo diocesano pede ainda que as celebrações sejam mais breves, inclusive as da Semana Santa. Grandes eventos promovidos pela Igreja devem ser reagendados e os funcionários das paróquias devem estar atentos, abrindo portas e janelas das igrejas e salões para favorecer a ventilação dos ambientes.

Ao Portal GRNEWS, dom José Carlos de Souza Campos explica que as orientações são para o bem coletivo e lembra que a fé é também um remédio importante:

José Carlos de Souza Campos
josecarloscorona1


O bispo acrescenta que com a suspensão das missas públicas, o sacerdote celebrará sozinho na igreja. Eles estão autorizados a transmitir a celebração pelos meios de comunicação:

José Carlos de Souza Campos
josecarloscorona2

As igrejas permanecem abertas e dom José Carlos pede que todos os fiéis continuem rezando:

José Carlos de Souza Campos
josecarloscorona3

Quanto aos casamentos já agendados nas igrejas, poderão ocorrer mudanças e os noivos serão avisados:

José Carlos de Souza Campos
josecarloscorona4

Em Pará de Minas, após decreto do prefeito Elias Diniz (PSD) cancelando aglomerações com mais de 100 pessoas, as igrejas decidiram suspender as celebrações eucarísticas, as aulas da catequese, encontros de jovens e adultos e o Terço dos Homens, realizado na maioria das paróquias. A suspensão é por tempo indeterminado.

Nas igrejas pertencentes á Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, o anúncio das suspensões foi feito pelo pároco Rafael Caetano Moreira.

O padre explica ainda que as celebrações da Semana Santa, como procissões e missas também foram suspensas. A partir da Quinta-feira Santa, os eventos religiosos estão mantidos porém serão realizados em locais abertos:

Rafael Caetano Moreira
rafaelcaetanocorona1


A Diocese pede ainda que, nas cidades onde as celebrações não foram cancelas, neste período os folhetos litúrgicos não sejam utilizados. Abraços e apertos de mão também estão proibidos, assim como o cesto da coleta, que deve ser deixado em um lugar fixo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!