Saúde retoma atendimentos gradualmente e odontologia é principal desafio
A pandemia do novo coronavírus necessitou mudanças rápidas, especialmente no setor da saúde. Centros de Tratamento Intensivo (CTI) foram montados de um dia pro outro em várias cidades, ampliando assim o acesso de quem havia sido diagnosticado com a Covid-19.
Enquanto isso a atenção primária ficou em segundo plano. Só era atendido quem realmente precisava, em casos de urgência e emergência. O intuito era não sobrecarregar o sistema público e evitar aglomerações.
No setor odontológico também só emergência. É que dentro dos consultórios é mais fácil ainda propagar o novo coronavírus e por isso foi tomado o cuidado de restringir o acesso.
Na retomada gradual, a Secretaria Municipal de Saúde já prevê as demandas, como contou a enfermeira Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, durante participação no Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube:
Ana Clara Teles Meytre
anaclaraodontpgr1
A enfermeira lembra ainda que o atendimento odontológico é ainda mais importante agora, já que a crise financeira atinge muitas famílias que não terão dinheiro para pagar tratamentos particulares:
Ana Clara Teles Meytre
anaclaraodontpgr2
O Centro Especializado em Odontologia (CEO) tem chamado os pacientes que aguardavam na fila de espera e a expectativa é atender a todos nos próximos meses.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.