Concessionária investe em tecnologia e reduz significativamente a perda de água tratada em Pará de Minas

Águas de Pará de Minas/Divulgação

Um dado chocante que é registrado em todo o Brasil está relacionado a perda do sistema de abastecimento de água. Da Estação de Tratamento de Água (ETA) a casa do consumidor, o volume desperdiçado chega a 50%.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Isso significa quase a metade da água captada nos mananciais, tratada pelas empresas de saneamento e distribuída para empresas e residências se perde no percurso até o consumidor. Um fator que deve ser levado em consideração por parte das prestadoras de serviço.

Essas perdas ocorrem principalmente pela falta de tecnologias avançadas para detecção de vazamentos nas redes de distribuição. Existem também tubulações antigas que não suportam a pressurização e o volume de água.

Desde que assumiu o serviço de abastecimento no município, a concessionária Águas de Pará de Minas tem investido pesado em novos e modernos sistemas de verificação de vazamentos em todo o sistema.

Thiago Santana, gerente de Operações da Águas de Pará de Minas, informa que foram adotadas diversas ações que tem reduzido as perdas. Com isso o desperdício vem diminuindo consideravelmente:


Thiago Santana
perdasthiagosantana1

Quando a concessionária assumiu o serviço, o desperdício de água no município era de aproximadamente 48%. Ou seja, quase metade da água captada no ribeirão Paciência e córrego dos Paivas era tratada na ETA e se perdia quando era direcionada para os consumidores.

Em menos de três anos de atuação na cidade, a Águas de Pará de Minas reduziu consideravelmente este desperdício. Thiago Santa informa que em média o sistema de Pará de Minas registra uma perda de 26%. Os vazamentos mais complexos são constatados através de um equipamento chamado Geofone e os resultados tem sido satisfatórios:

Thiago Santana
perdasthiagosantana2

A população pode ajudar a concessionária a identificar vazamentos prestando informações pelo telefone 0800 942 0404. Também poderão ser feitas denúncias de ligações clandestinas, não é necessário se identificar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!