BR do Mar: novo decreto promete revolucionar a logística marítima e reduzir custos em até 60%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na quarta-feira (16), o decreto que regulamenta o Programa BR do Mar. A medida é um passo crucial para expandir a cabotagem no país, modal de transporte que utiliza as vias marítimas e fluviais entre portos nacionais. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a expectativa é que essa regulamentação gere uma redução significativa nos custos do setor portuário, variando entre 20% e 60%.
A Lei do BR do Mar, sancionada em janeiro de 2022, visa transformar o vasto litoral e a extensa malha fluvial brasileira em grandes “rodovias azuis”. O ministro Costa Filho destacou que o objetivo é elevar o volume de contêineres movimentados pela cabotagem de 1,2 milhão para 2 milhões, impulsionando assim o uso das hidrovias.
Apesar da previsão de participação do presidente Lula no evento de anúncio, ele assinou o decreto em despacho interno devido a uma agenda intensa.
Expansão portuária e o futuro dos transportes no Brasil
Silvio Costa Filho ressaltou o foco do governo nas concessões portuárias, com planos de realizar mais de 60 leilões nos próximos quatro anos. Esses investimentos já mostram resultados, com o setor portuário crescendo quase 5% em 2024 e os portos públicos registrando uma expansão de 7%. O segmento de contêineres, em particular, experimentou um aumento superior a 18% no país.
Para o ministro, a consolidação de novos modais de transporte, como o BR do Mar e o futuro “BR dos Rios” – que será lançado no segundo semestre – fortalecerá a indústria naval, a logística nacional e o setor produtivo. Ele enfatizou que esses programas visam criar novas rotas de integração no Brasil, aumentando a competitividade e beneficiando diretamente quem produz no país. A relevância dessas iniciativas é ainda maior considerando que 65% do transporte de cargas no Brasil atualmente depende das rodovias. Com informações da Agência Brasil