Corpus Christi: Ponto facultativo ou feriado? Entenda a celebração no Brasil

O Corpus Christi, data católica que neste ano será celebrada em 19 de junho, é um dia de profunda significância litúrgica, marcando a presença de Cristo na Eucaristia e rememorando a morte e ressurreição de Jesus. É o único dia no calendário em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas, tradição que no Brasil ganha um toque especial com os famosos tapetes elaborados com serragem colorida em diversas localidades.

Celebração móvel e status legal da data
A data do Corpus Christi é considerada móvel, ocorrendo 60 dias após o Domingo de Páscoa. No calendário do governo federal brasileiro, a celebração é classificada como ponto facultativo, assim como a sexta-feira subsequente (20 de junho). No entanto, é importante notar que em diversos municípios brasileiros, a data é oficialmente reconhecida como feriado, a depender das legislações e calendários locais.

Novo Papa e sua primeira celebração
Este ano, o Corpus Christi terá um significado particular para a Igreja Católica, pois marcará a primeira celebração da data conduzida pelo recém-escolhido Papa Leão XIV. Eleito para liderar a Igreja após o falecimento do Papa Francisco, o novo pontífice presidirá a missa da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo às 17h (horário de Roma) do domingo, 22 de junho, na Basílica de São João de Latrão. A liturgia incluirá a tradicional procissão com a Hóstia consagrada, simbolizando a presença de Jesus na Eucaristia. Com informações da Agência Brasil e Vatican News

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!