Três crianças ou adolescentes são abusadas por hora no Brasil e data pretende conscientizar população

O Ministério da Saúde faz levantamentos anuais sobre casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. O último realizado foi em 2018 e assusta. Aos menos 32 mil casos de abuso foram registrados naquele ano no Brasil. São mais de três casos a cada hora. Desde 2011, quando os agentes de saúde passaram a ser obrigados a registrar o atendimento, mais de 177,3 mil notificações foram feitas.

As meninas são o principal alvo dos criminosos, tanto as de zero a nove anos, como as de 10 a 19 anos. A residência, escola e via pública são os principais locais onde as ocorrências são registradas. E os agressores são em sua maioria pais e padrastos ou amigos e conhecidos da família.

Para marcar a importância de lembrar a data e conscientizar, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 18 de maio. A data foi escolhida porque neste dia em 1973 um crime bárbaro chocou todo o país. A menina Araceli de oito anos, moradora Vitória no Espirito Santo foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta e até hoje o crime está impune.

Abuso sexual é quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescentes para sua satisfação. Já a exploração é quando se paga para ter sexo com pessoas de idade inferior a 18 anos. Os dois são considerados crimes sexuais.

A responsável pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Maria Angélica Varela Franco destaca a importância de lembrar a data, porém este ano, devido a pandemia, as atividades estão suspensas:

Maria Angélica Varela Franco
mariaangelicaexplopand1


Maria Angélica Varela lembra aos pais a importância de observar os filhos e estar atentos a mudanças. As crianças podem ter sofrido algum tipo de abuso e esta mudança no comportamento é um dos sinais:

Maria Angélica Varela Franco
mariaangelicaexplopand2

O CREAS recebe denúncias de casos de exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes através do telefone (37) 3231-5721. Quem preferir, também pode acionar o Disque 100, serviço gratuito que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual. A Polícia Militar também pode ser acionada pelo 190.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!