Empresa promete reflorestar área verde, remanejar animais e não descaracterizar Trilha do Carrapato

Há cerca de 10 dias os paraminenses temem que a Trilha do Carrapato seja extinta. O local é conhecido por sua vasta natureza, com espécies em extinção. É um espaço para, além de contemplar a Mata Atlântica, utilizado também para prática esportiva, como caminhada e andar de bicicleta.

Em 2013, os sócios proprietários da Empresa Brasileira de Urbanização Ltda. (Embraurb), especializada em obras de pavimentação, terraplenagem, saneamento básico, canalização e drenagem pluvial, adquiriram a Fazenda dos Maias, que fica bem ao lado do Residencial Dona Flor. A Trilha do Carrapato como ficou mais conhecida recebeu então recentemente uma autorização para intervenção ambiental.

O escritório do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Município de Oliveira autorizou que parte do terreno fosse desmatado para construção do novo loteamento. Logo que as máquinas começaram a trabalhar a população iniciou a discussão, fazendo inclusive denúncias.

A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente interveio e multou em R$ 27.834,00 a empresa por iniciar a obra sem licença ambiental. A Polícia Militar de Meio Ambiente também lavrou os autos de infração.

Já o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da Promotoria de Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas, instaurou uma ação civil pública. A juíza responsável pelo caso, Herilene de Oliveira Andrade, suspendeu imediatamente a autorização para intervenção ambiental, além de obrigar o IEF a enviar cópia das últimas 20 autorizações expedidas.

Ao Portal GRNEWS o promotor Delano Azevêdo Rodrigues disse que houve desrespeito a requisito legal e considerou rápido o prazo dado pelo IEF para conclusão do processo. Para averiguar possíveis irregularidades, ele deu início ao processo na 2ª Vara Cível da Comarca de Pará de Minas.

Como o assunto repercute há dias na semana e após a entrevista do promotor Delano Azevêdo Rodrigues, a assessoria da Embraurb se posicionou oficialmente. Em nota enviada ao Portal GRNEWS, disse que “a Trilha do Carrapato, mesmo sendo uma área particular, permanecerá inalterada, livre de qualquer supressão ou descaracterização”

Veja a íntegra:
“A EMBRAURB (Empresa Brasileira de Urbanização) por meio de seus acionistas vem através desta nota, esclarecer a todos os interessados a real situação da supressão e utilização da área denominada “Trilha do Carrapato”.

É importante de início salientar, que a empresa EMBRAURB há mais de 8 anos, adquiriu a Fazenda dos Maias onde fica localizada a reserva ambiental “Trilha do Carrapato”. Após longo estudo técnico, em conjunto com biólogos, engenheiros ambientais, como instituições de preservação de promoção de mio ambiente, fauna e flora e com aprovação e chancela do Instituto Estadual de Florestas (IEF), chegou à conclusão que dos 308 hectares da fazenda, apenas 8%, ou seja, 24 hectares poderão ser suprimidos e utilizados. Em consonância com o desenvolvimento responsável, serão feitas no local, praças e avenidas, e todos os lotes terão 360m², tudo dentro da legalidade e em conformidade com a legislação ambiental e urbanista.

Além disso, é importante destacar que serão doados para o IEF, uma área equivalente a 45,2 hectares pertencentes à Fazenda dos Maias.

Inovando nossos conceitos, e priorizando uma sociedade cada vez mais sustentável, a EMBRAURB irá reflorestar a Fazenda dos Mais com o plantio de 25 mil mudas de árvores, o que auxiliará na compensação das que serão suprimidas.

Como foram detectadas espécies silvestres vivendo na fazenda, a EMBRAURB conta com biólogos especializados em manejo da fauna local para acompanharem a migração com zelo e segurança de TODOS os animais residentes na área de 8% a ser suprimida para os 92% de reserva preservada.

Por fim, respeitando o clamor e anseio justo da população de Pará de Minas, a EMBRAUEB comunica que a “Trilha do Carrapato”, mesmo sendo uma área particular, permanecerá inalterada, livre de qualquer supressão ou descaracterização. Essa decisão se deu à luz da nossa consciência em respeitar e ouvir as diferentes esferas da sociedade que buscam equilíbrio ambiental e sustentável.

Entretanto, por infelicidade, ou mera intenção de criar descontento foi ventilada nos meios de comunicação da cidade a informação que iriamos simplesmente destruir todo o espaço verde, sem nos atentarmos as disciplinas adotadas pelas instituições de defesa do meio ambiente. Nesse universo de desinformação, ataques gratuitos infundados, queremos que prevaleçam a consciência, o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental.

E em respeito aos cidadãos de Pará de Minas, biólogos, ambientalistas e defensores do meio ambiente, informamos que iremos ampliar nosso diálogo para que o melhor seja feito com relação à preservação e manutenção da Trilha do Carrapato e das 92% de área verde que serão religiosamente respeitadas.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!