Paraminenses celebram São Geraldo e Santa Edwiges com tríduo, novena e celebrações eucarísticas

O dia 16 de outubro é especial para os católicos, data em que se comemora dois dos santos mais populares em todo o mundo: São Geraldo e Santa Edwiges.

São Geraldo Magela nasceu em abril de 1726 na Itália. O pai dele morreu quando ele tinha apenas 14 anos e depois disso a família passou a ter dificuldades financeiras, caindo na pobreza. Ele então seguiu os passos do pai e começou a trabalhar numa alfaiataria. Em seguida, trabalhou para o bispo de Lacedônia, cidade ao sul da Itália.

Aos 19 anos voltou para sua terra natal, Muro Lucano, e abriu uma alfaiataria. Todo o dinheiro que ganhava era dado aos pobres. Guardava apenas o necessário para a mãe e as irmãs.

Geraldo Magela foi aceito na Congregação do Santíssimo Redentor, se tornando um missionário redentorista. Tinha também a fama de ser vidente, tendo previsto inclusive sua morte, em 16 de outubro de 1755, com tuberculose.

Ele foi também falsamente acusado de ter engravidado uma mulher. Diante de tantas injúrias, ele fez uma oração e a mulher se arrependeu de ter mentido, o inocentando. Por isso, quando canonizado em 11 de dezembro de 1904, se tornou o padroeiro das mães.

Reprodução/A12

Localizada no Campus da Faculdade de Pará de Minas (Fapam), a igreja dedicada ao santo no município celebra desde domingo (13) a festa em honra a São Geraldo. Nos dias 13, 14 e 15 de outubro foram realizado o tríduo com celebrações às sete da noite. Nesta quarta-feira, dia de São Geraldo, a missa será realizada às 19 horas.

Outra santa que emociona fiéis em todo o mundo é Santa Edwiges. A padroeira dos pobres e endividados dedicou sua vida à criação de mosteiros, junto ao marido, e à caridade.

Ela nasceu na Alemanha em uma família nobre, mas desde pequena demonstrava sinais de desapego material. Casou-se aos 12 anos com o duque de Silésia e da Polônia, Henrique I, e tiveram sete filhos.


Aos 20 anos, Edwiges sentiu o chamado de Jesus, conversou com o marido, e juntos decidiram seguir o Senhor, mantendo no casamento o voto de abstinência sexual. Eles fundaram hospitais, inclusive para leprosos, e após a morte do marido seguiu operando milagres em enfermos. A santa foi canonizada em 1266 pelo Papa Clemente IV.


A igreja dedicada à santa Edwiges fica no bairro que também a homenageia em Pará de Minas. Uma novena teve início no último 6 de outubro e encerrada na terça-feira, 15. No dia dedicado a ela, 16 de outubro, uma celebração eucarística acontece ás 19h30.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!