Pitangui inaugura Restaurante Popular servindo café e almoço grátis para famílias em situação de insegurança alimentar

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, a Prefeitura de Pitangui reativou um antigo projeto denominado como Sopão do padre Libério e o transformou em um Restaurante Popular. O objetivo inicial é ofertar refeições diárias para famílias pitanguienses em insegurança alimentar.

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado no segundo semestre de 2022, revelam que 60 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de insegurança alimentar. Situação que se agrava num cenário pós pandemia que tem como reflexo a perda de posto de trabalho e, com isso, a redução no poder de compra o que afeta, diretamente, os hábitos de alimentação das famílias.

Marcus Vinicius/Prefeitura de Pitangui/Divulgação

Ou seja, é menos comida na mesa dos brasileiros. Situação que compromete, principalmente, as pessoas mais pobres e que estão em alto risco de vulnerabilidade social. Pensar políticas públicas que amenizem esse problema deve estar na ordem do dia do gestor público.

A cidade Pitangui, conhecida por ser a Sétima Vila do Ouro de Minas Gerais, tem 30 mil habitantes, e a prefeita Maria Lúcia Cardoso inaugurou o Restaurante Popular Antônio Guilherme Ferreira.

Ela afirmou que “o Restaurante Popular vai atender Pitangui inteira. Quem precisar do alimento vai receber aqui, quem fizer parte do CadÚnico também vai. Para as crianças, não vai faltar comida na sua mesa”.

O restaurante Popular de Pitangui resgata um antigo projeto social realizado pela família Cardoso há 18 anos e que carinhosamente ficou conhecido como Sopão do Padre Libério.

“Nós vamos profissionalizar o atendimento no Restaurante Popular que hoje vai atender de uma forma diferente e vamos oferecer, aqui, também o café da manhã”, enfatiza a prefeita.

Marcus Vinicius/Prefeitura de Pitangui/Divulgação

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pitangui, a previsão é que sejam servidas 100 refeições gratuitas, por dia, para famílias, devidamente cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que estejam em situação de insegurança alimentar. O restaurante popular funcionará de segunda a sexta-feira.

Marcus Vinicius/Prefeitura de Pitangui/Divulgação

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Paula Couto, acrescenta que o Restaurante Popular será um espaço de acolhida, ofertando uma alimentação saudável, digna e balanceada. Ainda de acordo com a secretária, quem for beneficiado com as refeições gratuitas no Restaurante Popular também receberá acompanhamento dos técnicos do CRAS e poderão ser encaminhados a outros serviços sociais como as oficinas de qualificação de mão de obra.

O Restaurante Popular Antônio Guilherme Ferreira está localizado na rua Professora Maria Martins, 63, Bairro Padre Libério, em Pitangui.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!