Revalida 2025: Nota de corte da segunda fase é definida em 65,655 pontos

Médicos formados no exterior que buscam atuar no Brasil já conhecem a pontuação mínima necessária para aprovação na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/1. Para ser considerado apto na prova de habilidades clínicas, os participantes deverão obter, no mínimo, 65,655 pontos de um total de 100.

Critérios de aprovação e quem pode participar
A nota de corte foi oficialmente divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e publicada no Diário Oficial da União (DOU). O Revalida tem como propósito avaliar a qualificação de profissionais brasileiros e estrangeiros que concluíram sua formação em medicina fora do país e desejam exercer a profissão no território nacional, garantindo a qualidade do atendimento médico prestado à população.

Para se qualificar para a prova prática, os candidatos deveriam ter sido aprovados na primeira etapa do Revalida 2025, realizada em março, que consistiu em provas objetivas e discursivas. Além disso, também podem participar aqueles que, embora tenham sido aprovados na primeira fase das edições de 2024, não obtiveram êxito na segunda etapa.

Estrutura da prova de habilidades clínicas
A segunda etapa do Revalida é composta por um conjunto de dez estações, distribuídas ao longo dos dois dias de exame, com cinco estações em cada dia. Em cada uma delas, os participantes são desafiados a realizar tarefas específicas, que podem incluir:

Investigação do histórico clínico do paciente;
Interpretação de resultados de exames;
Formulação de hipóteses diagnósticas;
Demonstração de procedimentos médicos;
Aconselhamento a pacientes ou familiares.

A avaliação também abrange as habilidades de comunicação, tanto verbal quanto não verbal, com pacientes, familiares e a equipe médica.

De acordo com o edital da segunda fase do Revalida 2025, em cada estação, os participantes terão um tempo máximo de dez minutos para cumprir as tarefas exigidas. As orientações serão fornecidas pelo material de aplicação e pelo chefe de estação, além das informações que serão apresentadas por pacientes simulados, conforme as especificidades de cada caso. Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de zero a dez, totalizando uma nota máxima de 100 pontos para o conjunto das dez estações.

Próximas datas do exame
Confira o cronograma das próximas etapas do Revalida 2025/1:
Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição: 14 de julho;
Aplicação da prova de habilidades clínicas: 19 e 20 de julho;
Divulgação do resultado final: 31 de outubro;
Indicação da universidade parceira revalidadora: 1º de novembro.

Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!