Pará de Minas investe mais que o dobro exigido por lei em Saúde e prefeito fala sobre outras ações para beneficiar a população
A Constituição Federal determina que os estados e o Distrito Federal devem investir o mínimo de 12% de sua receita, enquanto os municípios devem investir pelo menos 15% em saúde pública.
A aplicação destes recursos é acompanhada por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Saúde (SIOPS). Por isso, os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), devem enviar bimestralmente informações sobre investimentos na área.
Em Pará de Minas o investimento é bem maior que o mínimo exigido conforme consta no relatório de metas fiscais referente ao terceiro quadrimestre de 2022, apresentado durante audiência pública em 27 d fevereiro. O prefeito Elias Diniz (PSD) disse ao Portal GRNEWS que foram investidos cerca de 38% em saúde no ano de 2022, percentual muito acima do exigido pela Constituição Federal:
Elias Diniz
elias01 saude
O prefeito garante que quando um paciente precisa de atendimento na área de saúde ele encontra na cidade de Pará de Minas, por isso todo investimento que vem sendo feito é válido:
Elias Diniz
elias02saude
Outro grande ganho para o município será a ampliação do Centro de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). As máquinas em operação são insuficientes e o cenário deve mudar graças a uma emenda parlamentar foi direcionada pelo deputado federal Diego Andrade (PSD) para a compra de novas maquinas:
Elias Diniz
elias03saude
Elias Diniz disse ainda que Pará de Minas se transformará em breve em um polo de saúde e quem vai ganhar é a população paraminense.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.