Escola Municipal de Teatro será inaugurada em breve e homenageará figura ilustre de Pará de Minas

O Munícipio de Pará de Minas tem tradição em criar manter em funcionamento escolas municipais que ensinam a arte e a cultura nas mais variadas formas e técnicas. Por ser referência nestes serviços, equipes de outras cidades sempre visitam estes equipamentos públicos paraminenses com o objetivo de implantar projetos semelhantes.

Tudo começou em 1986 com a inauguração da Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica), que há 37 anos é referência em Minas Gerais quando se fala nesta modalidade de ensino ofertada pelo município. São disponibilizados dezenas de oficinas gratuitas à população. A cada semestre centenas de alunos aprendem técnicas de artesanato, marcenaria, entalhe, cerâmica, pintura, artes integradas, biscuit, crochê, entre outros. Outros projetos e exposições também são realizados, com intuito de levar arte e oportunidades a pessoas de todos os cantos da cidade.

No ano de 1996, Pará de Minas avançou com implantação da Escola Municipal de Música Geraldo Martins (Geraldinho do Cavaquinho), que há 27 anos proporciona aprendizado a um número expressivo de alunos nas mais variadas técnicas e estilos musicais, seja como instrumentistas ou por meio do canto.

A população paraminenses ganhou outro equipamento público municipal importante no ano de 2021. Idealizada pela secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, foi inaugurada em 20 de setembro de 2021 a Academia Municipal de Dança Juliana Grassi Pinto Ferreira. Localizada na Rua Benedito Valadares, nº 183, Centro, em Pará de Minas, implantada no prédio do Centro Literário Pedro Nestor e vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. A academia conta com mais de 400 alunos e filas de espera por vagas.

E neste ano de 2023, a secretária anuncia para breve a inauguração da Escola Municipal de Teatro Benjamim de Oliveira. O nome do homenageado foi confirmado ao Portal GRNEWS por Andréia Xavier Paulino. Falta ajustar os detalhes finais para marcar a data da inauguração.


Andréia Xavier Paulino
andreiaescolateatro1

A Escola Municipal de Teatro Benjamim de Oliveira funcionará nas dependências do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, ensinando os mais variados gêneros teatrais como dramas, comédias, romances e musicais, entre outros. A gestão será de Isabel Faria, que é atriz, diretora, produtora e gerente do Teatro Municipal.


Sobre Benjamim de Oliveira
Benjamim Chaves, mais conhecido como Benjamim de Oliveira, nasceu em 1870, filho de escrava com um capataz de fazenda, fugiu aos 12 anos com um circo que passava pela cidade. Anos de dedicação e luta, o tornaram o primeiro palhaço negro do Brasil e um verdadeiro artista.

Foi ator, compositor, escritor, cantor e dançarino, mas por muito tempo pouco se falou desse paraminense conhecido até mesmo fora do Brasil. Em Pará de Minas vários trabalhos foram realizados para mostrar a todos a importância de Benjamim de Oliveira para a arte brasileira. Inclusive a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, conheceu a grandiosidade desse paraminense. A Escola de Samba Salgueiro homenageou o artista e seu samba enredo falou do negro, da escravidão, do picadeiro e da nobreza. Não levou o título de campeã, mas conseguiu levar o nome de Benjamim para todos os cantos do mundo.

Em junho de 2023 completam 153 anos do nascimento de Benjamim de Oliveira e mais uma vez Pará de Minas deve homenageá-lo antes dessa data, dando seu nome para a Escola Municipal de Teatro, que será instalada no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!