Saúde alerta paraminenses para risco de aumento de casos de Dengue após chuvas intensas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou 163 casos de Dengue na primeira semana de janeiro de 2022 em todo o estado de Minas Gerais. Em relação à Febre Chikungunya, são quatro registros e nenhum de Zika vírus até o momento. Também não houve óbitos em Minas Gerais em decorrência das três doenças.
Ainda de acordo com a SES, Pará de Minas registrou quatro casos de Dengue na primeira semana do ano e nenhum de Chikungunya ou Zika vírus.
Com as recentes chuvas em Pará de Minas e agora um tempo mais seco, a atual preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é quanto ao aumento dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. E caso haja realmente o aumento de paraminenses diagnosticados com alguma das três doenças, o sistema de saúde pode colapsar, com casos de Covid-19, de Influenza/H3N2, Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.
O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty falou sobre este assunto durante participação no Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – , junto com a enfermeira Referência Técnica da Secretaria, Ana Clara Teles Meytre. Mais uma vez ele pede a ajuda dos paraminenses:
Wagner Magesty
wagmagdengue14011
Novos processos de combate ao Aedes aegypti também são testados pela Secretaria, com intuito de acabar com as doenças que já mataram muitos paraminenses:
Wagner Magesty
wagmagdengue14012
Para acabar de vez com o Aedes aegypti basta cada pessoa fazer sua parte, cuidar da limpeza de casa e do quintal. Apenas 10 minutos por semana são suficientes para analisar se há algum recipiente acumulando água em casa e lavar o vasilhame.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.