Medicamento que custa quase R$ 6 mil usado pelo SAMU em casos de infarto já foi usado 49 vezes em 2019

Há pouco mais de um ano o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste Para Gerenciamento Dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) conta com um medicamento em cada uma das sete Unidades de Suporte Avançado (USA), aquelas que possuem equipes formadas por médicos. O Tenecteplase é indicado para situações em que o paciente está infartando, devendo ser iniciado o mais rápido possível após o início dos sintomas.

Como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende também estes casos, tanto dentro das cidades como na zona rural, em algumas situações o paciente não aguentava chegar até a unidade hospitalar.

Após adquirir o medicamento que está nas ambulâncias, muitas vidas foram salvas. O Tenecteplase, que custa em média R$ 6 mil, age no organismo imediatamente, atuando sobre o trombo que obstrui a artéria do coração e provoca o infarto agudo do miocárdio.

Ele é utilizado em dose única e somente em 2018, foram 17 atendimentos. Até o fim de outubro de 2019, 49 pacientes necessitaram tomar o remédio dentro da unidade do SAMU.

A reportagem do Portal GRNEWS buscou mais informações sobre o o medicamento junto ao diretor técnico do CIS-URG Oeste, Marco Aurélio Lobão. O profissional destaca a eficácia do medicamento que age rapidamente e o paciente chega estabilizado à unidade de saúde:

Marco Aurélio Lobão
lobaotenecteplase1


Como o medicamento é caro, implantá-lo nos atendimentos do SAMU necessitou de aprovação do Conselho Deliberativo, que foi feito de imediato.

O Tenecteplase promove qualidade de vida do paciente, evitando até mesmo cirurgias cardíacas, que custam muito mais que a dose do medicamento.

Marco Aurélio Lobão lembra ainda que os valores são divididos entre os municípios consorciados e neste mais de um ano de implantação, não houve aumentos consideráveis dos valores pagos pelas prefeituras:

Marco Aurélio Lobão
lobaotenecteplase2

De todos os consórcios de Minas Gerais, apenas o CIS-URG Oeste implantou a utilização do Tenecteplase, junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CIS-RUN).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!