Quedas de árvores durante temporais em Pará de Minas assustam e alertam para o plantio correto

temporal_chuva_arvore111116a
A arborização na área urbana tem a função de garantir uma melhora na qualidade de vida da população porque garante proteção contra ventos, sombreamento, diminuição da poluição sonora, absorção da poluição atmosférica e diminuição das ilhas de calor.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas, é preciso consultar os órgãos ambientais do município que podem orientar quanto às espécies mais adequadas, os cuidados para plantio e manutenção.
temporal_chuva_arvore111116b

Atualmente a zona urbana possui uma estrutura com rede de água, esgoto, eletricidade, cabos de fibra ótica e outras instalações. Por isso é importante tomar os devidos cuidados para evitar grandes transtornos.

Lucélio Nativo Assunção, coordenador de Meio Ambiente da Cemig no Centro-Oeste de Minas Gerais, explica que as árvores e a rede elétrica geram um grande conflito, principalmente nos períodos chuvosos:

Lucélio Nativo Assunção
lucelnat_arb1

Ele explica que no passado muitas pessoas plantavam árvores com muito boa vontade. Porém, a falta de conhecimento técnico gerou enormes conflitos nos municípios e agora é preciso aprender com os erros do passado:

Lucélio Nativo Assunção
lucelnat_arb2

Uma das preocupações de todo plantio de árvores é em relação à poda. Em todos os casos sempre haverá a necessidade de fazer algum corte para que as árvores não provoquem sérios problemas na área urbana:

Lucélio Nativo Assunção
lucelnat_arb3

Em Pará de Minas existem milhares de árvores plantadas há muitos anos, algumas delas com potencial risco de queda. Prova disso foram os danos provocados por árvores que desabaram por causa das últimas chuvas.

Desde a sexta-feira, 11 de novembro, quando a cidade foi atingida por um temporal com granizo e ventos fortes, várias árvores foram derrubadas em bairros localizados nas regiões central e Sudeste de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!