Chuvas ajudam na recuperação dos mananciais que abastecem Pará de Minas

chuva
Nos últimos dias as chuvas tem sido generosas com os estados da região Sudeste do Brasil. O volume de água dos mananciais tem melhorado e diminuindo os impactos das longas estiagens.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em Pará de Minas as chuvas calmas, a exceção do temporal que caiu na tarde de sexta (11), têm contribuído para a recuperação do córrego dos Paivas e ribeirão Paciência. Os locais são utilizados pela Concessionária Águas de Pará de Minas para captação de água bruta.

O recurso hídrico é bombeado para Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Nossa Senhora das Graças e distribuído na rede subterrânea para todas as residências e empresas da cidade.

Segundo Thiago Santana, gerente de Operações da Águas de Pará de Minas, as chuvas tem ajudado muito na recuperação dos mananciais. Mas, o sistema do rio Paraopeba ainda continua sendo utilizado como complemento:

Thiago Santana
thiagsnt_abst1

thiagsnt_abst
Ele explica que as chuvas passadas foram torrenciais que não tinham ajudado no abastecimento da cidade. Os temporais que precipitam rapidamente não penetram o suficiente no solo para recuperar os lençóis freáticos:

Thiago Santana
thiagsnt_abst2

A captação no córrego dos Paivas e ribeirão Paciência alcançou uma vazão de 60 litros de água por segundo. Se as chuvas continuarem nos próximos dias esse volume deverá chegar a 80 litros por segundo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!