Para evitar casos de Dengue, Vigilância Sanitária recolhe materiais que possam acumular água parada
Nos últimos meses a Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo em Pará de Minas mutirões de limpeza em diferentes bairros. O objetivo é recolher todos os materiais inservíveis que estão em lotes e residências.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Com isso a saúde pública não fica comprometida com recipientes que possam acumular água parada e se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre chikungunya e Zika vírus.
Sofás, geladeiras, computadores e carcaças de eletrodomésticos se transformam em um depósito de lixo e reservatórios de água parada. Grande parte desses objetos pode ser reaproveitada e todos têm uma destinação correta a ser feita.
O poder público municipal não consegue atingir o objetivo de acabar com os casos de Dengue sem o apoio da população. Cada proprietário é responsável pela sua residência e seu terreno.
Em anos anteriores o município de Pará de Minas chegou a registrar um alto índice de proliferação do mosquito transmissor da Dengue e enfrentou uma explosão do número de casos. Isso ocorreu principalmente devido a prática de estocar água sem o devido cuidado.
De acordo com Adilson José Batista, gerente de Combate a Endemias, os cidadãos que precisarem descartar qualquer tipo de material que não seja entulho de construção poderá acionar a Vigilância Sanitária:
Adilson José Batista
recolhimentoadilsonbatista
O telefone de contato para quem precisa descartar algum material que possa acumular água parada é o (37) 3231-7755. Além de evitar doenças, a destinação correta dos objetos contribui com a preservação do meio ambiente.
Os proprietários dos imóveis também devem atender bem os agentes de Endemias e de Saúde que fazem a verificação de todos os ambientes. O serviço é importante na luta contra o mosquito Aedes aegypti.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.