Conselho Municipal de Saúde quer acabar com jogo de empurra e manter UBS em horário estendido nos bairros

No fim do mês de agosto a redação do Portal GRNEWS recebeu várias reclamações de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma mulher se queixou ter marcado na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde é referenciada uma consulta para solicitar a receita do remédio contínuo. No dia ela estava doente e pediu ao médico para que a examinasse. A surpresa dela foi com a resposta do profissional, que disse não, pois a consulta era apenas para ele assinar a receita.

Outro questionamento veio de um homem. Ele disse que passou mal e foi até a UBS. Lá o médico não quis atende-lo, pois as fichas do dia já haviam acabado. Disseram que ele procurasse a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e após espera recebeu outro questionamento do médico, pois o caso dele era para ser tratado no posto do bairro (de onde ele tinha acabado de sair) e não uma situação de urgência ou emergência.

As indagações dos paraminenses foram levadas ao vereador Ênio Talma Ferreira de Resende (PSDB) que é o presidente da Comissão de Saúde da Câmara. À época ele ficou surpreso com as falas dos usuários do SUS e defendeu que os profissionais devem atender quem chega à UBS.

Já o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte disse que nem sempre o paciente precisa ser atendido pelo médico. Há outros profissionais que podem resolver o problema.

Após a reportagem do Portal GRNEWS ser alertada pelos leitores que os problemas continuam, os casos foram levados ao Conselho Municipal de Saúde. O presidente Flávio Medina Neto já sabia de algumas situações parecidas como as relatadas e garante que está conversando diretamente com o secretário da pasta e funcionários do setor. Ele acrescenta algumas mudanças que serão feitas em breve:


Flávio Medina Neto
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Flávio Medina Neto confirma ainda que as conversas estão adiantadas para ampliar os horários de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isso vai ajudar quem trabalha de 8 às 18 horas:

Flávio Medina Neto
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O Conselho Municipal de Saúde é também o porta-voz da população nestas questões. Portanto se há alguma reclamação ou sugestão, basta ligar no (37) 3236-3297.

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