Violência contra o idoso é violação aos direitos humanos e deve ser denunciada
Levantamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostra que em 2018, 102 idosos foram violentados por dia no Brasil. A maioria dos casos foi cometida nas residências das vítimas por filhos e netos.
Infelizmente esta é a realidade destas pessoas que deveriam agora, na melhor idade, aproveitar a vida e a família. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada seis idosos, um é vítima de algum tipo de violência.
Diante disso, órgãos municipais, estaduais e federais tentam criar mecanismos pra ajudar de alguma forma estas pessoas.
Em Pará de Minas por exemplo, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) dá todo tipo de apoio a estes idosos. O Conselho Municipal do Idoso (COMID) também atua no combate a qualquer tipo de violência, fazendo visitas, apurando denúncias e ajudando o idoso a denunciar.
Maria Angélica Varela Franco é coordenadora do CREAS e presidente do COMID. Ela explica como funciona o trabalho integrado dos dois órgãos:
Maria Angélica Varela Franco
mariaangdiacomid1
O conselho também está de olho nas violências além da física, como a patrimonial e psicológica. Muitos aproveitam da aposentadoria do idoso e em meio à pandemia, não é hora de abandoná-los:
Maria Angélica Varela Franco
mariaangdiacomid2
O Centro de Convivência dos Idosos de Pará de Minas está fechado devido a pandemia do novo coronavírus, mas não parou as atividades. É que ele está atuando, junto aos idosos, pelos meios eletrônicos.
Segundo a coordenadora Franciele de Lima, foi criado um grupo no WhatsApp e toda semana os servidores do Município e também os conselheiros do COMID enviam atividades e técnicas para que eles mantenham a saúde tanto física como mental. Com o grupo é possível também detectar algumas vulnerabilidades:
Franciele de Lima
francieledelidiaid1
Franciele de Lima também viu que os idosos estão cada vez mais tecnológicos. Eles aprenderam a mexer nas redes sociais e através destas atividades estão mais próximos do Centro de Convivência:
Franciele de Lima
francieledelidiaid2
Para denunciar não é preciso se identificar. As ligações podem ser feitas para o Disque 100, nas unidades do CRAS e do CREAS e também no Ministério Público.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.