Pará de Minas realiza novo LIRAa com expectativa de diminuição de focos do mosquito transmissor da Dengue

Começou na segunda-feira, 13 de maio, em Pará de Minas o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. Agentes de combate a endemias visitarão casas, empresas e lotes vagos, sorteados por meio de um programa até sexta-feira, 17 de maio.


O último LIRAa realizado em Pará de Minas mostrou que a situação era de alerta com resultado de 2,4. Esse índice era muito preocupante, considerando que o Ministério da Saúde preconiza que para afastar o risco de epidemia os municípios devem manter o índice menor de 1%.

O resultado disso foi a explosão de casos prováveis de Dengue em Pará de Minas, caracterizando a terceira epidemia da doença no município. A primeira teve início em 1999 e foi contida no ano 2000. A segunda em 2016 que resultou em cinco mortes.


De acordo com os agentes de saúde os focos foram encontrados em sua maioria nas residências, em locais como reservatórios de água, caixas d’água, vaso sanitário, ralinhos de banheiro e bebedouros de animais.

Quase 1.800 imóveis devem ser vistoriados nesta edição do LIRAa durante toda a semana, como explica o gerente de combate a endemias Adailton Antônio Moreira:


Adailton Antônio Moreira
adailtonliraa1

Desde o final de 2018 a Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirões de limpeza. Há uma programação em que agentes e caminhões intensificam o trabalho durante dois dias em um bairro específico. Toneladas de materiais que podem servir como criadouro do mosquito são retiradas semanalmente.

O levantamento realizado nesta semana serve também para avaliar o trabalho e intensificar ações onde há maior número de focos:

Adailton Antônio Moreira
adailtonliraa2


Durante o LIRAa não é feito o tratamento de possíveis criadouros nas residências. O agente vistoria o local e se encontra algum foco, é recolhido e enviado para análise. A expectativa é que o resultado seja divulgado na sexta-feira, 17 de maio.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!