Concessionária reduz índice e perda de água tratada em Pará de Minas fica abaixo da média nacional


Um estudo do Instituto Trata Brasil mostrou que quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada por vazamentos em tubulações, além de ligações clandestinas e erros de medição.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) o índice nacional de perda de água chega a 36,7%. Os números são resultado da falta de planejamento e de investimentos dos últimos anos.

Essas perdas refletem significativamente no faturamento das empresas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Por isso é importante adotar políticas de redução desse índice de perdas nos sistemas.

Quando começou a operar no município, a concessionária Águas de Pará de Minas encontrou uma rede de abastecimento arcaica e sem tecnologias para detecção de vazamentos. Os desafios foram grandes e ainda persistem.

De acordo com Thiago Santana, gerente de Operações, a realidade atual é de 26% de perda, um valor inferior a média nacional. Antes esse índice era de quase 50% e trazia muitos prejuízos.

Ele explica que essas perdas são provocadas por vazamentos aparentes e não aparentes e os furtos praticados por alguns consumidores. Todas as medidas necessárias continuam sendo tomadas para reduzir o desperdício de água:


Thiago Santana
desperdiciodeaguathiagosantana1

Águas de Pará de Minas/Divulgação

Um equipamento que é utilizado para constatar vazamentos na rede de distribuição é o Geofone. Todas as frentes de trabalho têm como prioridade a redução de custos operacionais e a preservação dos recursos hídricos:

Thiago Santana
desperdiciodeaguathiagosantana2

Qualquer informação, reclamação ou denúncia pode ser feita pelo telefone: 0800-942-0404. A loja da concessionária Águas de Pará de Minas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Maestro Espíndola, 270 – bairro Nossa Senhora das Graças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!