Horário de Verão termina neste domingo e organismo precisa de tempo para readaptar, alerta médico

Os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora a partir das 0h deste domingo, 17 de fevereiro, para colocar fim a mais uma edição do horário de brasileiro de verão que entrou em vigor no dia 4 de novembro de 2018.

O ajuste nos relógios vale para os cidadãos dos estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, onde estão situados os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.

A meia-noite deste sábado (15) quem reside nos estados onde a medida foi adotada deve atrasar o relógio em uma hora. Como as pessoas precisam de um período para se acostumar com o relógio adiantado em uma hora, o mesmo acontece agora com o atraso de uma hora.

O alerta é do médico especialista em medicina do trabalho e ex-secretário municipal de Saúde em Pará de Minas, Sérgio Pereira Soares Maia. A recomendação vale especialmente para quem trabalha como motorista ou operador de máquinas nas empresas:


Sérgio Pereira Soares Maia
sergiomaiahverao1

A primeira edição do horário brasileiro de verão ocorreu no ano de 1931. De acordo com o Ministério de Minas e Energia as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, porque a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos. A proposta de adiantar o relógio em uma hora tem como objetivo é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética no horário das 18h às 21h.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!