Escritor conta em livro histórias de brasileiros em Nova Iorque, diz que o sonho americano não é fácil, mas possível

Muitos brasileiros projetam viver fora do país. Alguns preferem a Europa, países como Portugal, Espanha e Itália por considerarem ser mais fácil a adaptação ao idioma, mas a maioria prefere seguir para os Estados Unidos.

Em busca do sonho americano, tão propagado em filmes e séries, se mostram dispostos a fazer qualquer sacrifício para chegar até o solo estado-unidense. Se arriscam pelo México ou por outros caminhos. Alguns vão para passear ou estudar e acabam ficando.

Tem muita gente que consegue após um longo processo a documentação norte-americana depois de anos vivendo nos Estados Unidos. Porém, as equipes que trabalham no setor da imigração dos EUA são eficientes, e com certa frequência aviões carregados com brasileiros flagrados vivendo ilegalmente e deportados, aterrissam no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para esses o sonho acaba virando um pesadelo. Isso porque, antes de deixarem o Brasil se desfazem de praticamente tudo para investir na tentativa de viver nos Estados Unidos, seja lá como for, e quando dão detidos pela imigração estão sem dinheiro e é dessa maneira que retornam ao Brasil para recomeçar do zero.

Mas para quem chega lá e consegue ficar, também não fácil. É preciso se sujeitar a qualquer tipo de serviço para sobreviver. Caso tenham levado a família, a situação fica ainda mais complicada.

É normal pessoas com curso superior no Brasil, como advogados e engenheiros, viverem nos Estados Unidos, lavando pratos, cozinhando, servindo mesas, lavando chão de restaurantes ou trabalhando em serviços pesados como na construção civil.

Davilmar Santos é nascido na Bahia, criado em Minas Gerais, e há mais de 30 anos vive na região do Queens em Nova Iorque. Hoje ele é escritor e conta em um de seus livros “Com você em Nova Iorque – 15 histórias de brasileiros na Big Apple”, os relatos de muitos brasileiros que foram tentar a sorte nos Estados Unidos.

Quando saiu do Brasil há mais de três décadas rumo aos Estados Unidos ele era graduado em Direito e Contabilidade, gerenciava uma grande empresa e tinha uma boa situação financeira. Mas decidiu que era hora de mudar com mulher e filho para uma terra desconhecida.

Como tantos outros, trabalhou em restaurante no começo e conseguiu seus objetivos por lá no ramo da alimentação. Com conhecimento de causa acredita que os estados de Nova Iorque e Califórnia oferecem mais opções para os brasileiros e hispanos de maneira geral:

Davilmar Santos
davilmareua1      

Ele conta que não fácil, mas possível conquistar o sonho americano. Por isso, as pessoas não devem ir para os Estados Unidos sem planejamento, às cegas. E começar por lá com família é mais difícil, mesmo com a ajuda de parentes ou pessoas conhecidas que já vivem em terras norte-americanas:

Davilmar Santos
davilmareua2

Muitos brasileiros que residem nos Estados Unidos, especialmente aqueles que trabalham como caminhoneiros, relatam que é difícil encontrar uma comida parecida com a do Brasil pelos restaurantes e lanchonetes dos postos de parada nas estradas.

Na maioria das vezes só encontram hambúrgueres, cachorro quente, e quando algum estabelecimento serve outra comida, vem um puré de batatas, vagem, milho, carne, arroz e feijão, mas esses dois últimos com sabor agridoce.

Davilmar Santos entende essa dificuldade para quem está fora de casa como os caminhoneiros, mas confirma que é muito fácil encontrar comida do cardápio brasileiro ou de países latinos nos Estados Unidos, inclusive com as mesmas marcas vendidas por aqui, até cortes de carnes como picanha e pertences para feijoada:


Davilmar Santos
davilmareua3

Por conhecer bem a realidade nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova Iorque, Davilmar Santos resolveu entrevistar outros brasileiros que vivem por lá e contou essas histórias incríveis, que servem de referência para muita gente que pretende ir para lá, no livro “Com você em Nova Iorque – 15 histórias de brasileiros na Big Apple”. Pela qualidade do conteúdo, o livro se transformou em best-seller da Editora Caravana e em breve vem uma segunda edição com outros relatos:

Davilmar Santos
davilmareua4

Davilmar Santos também escreveu o livro “Cachoeira de Almas e outras histórias”. E nesta breve visita ao Brasil, ele fez pesquisas na região de Ouro Preto e acabou dando um spoiller durante ao entrevista ao Portal GRNEWS de seu próximo livro. Ele pretende escrever um romance infanto-juvenil que terá como pano de fundo os fatos ocorridos durante a Inconfidência Mineira:

Davilmar Santos
davilmareua5

Quem quiser comprar as obras literárias de Davilmar Santos podem encontrá-las em plataformas digitais que vendem livros ou se preferir pode enviar mensagem para o WhatsApp (31) 99125-8243 e solicitá-los.

Davilmar Santos participou do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR –, programa transmitido pelos canais do Portal GRNEWS, através do canal grnewsnoticias no Youtube, pelo Facebook e também pelo aplicativo GRNEWS PLAY, disponível para Android. Veja AQUI a íntegra da entrevista.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!