Autor da lei que criou o Junho Verde avalia que campanha em 2024 foi um sucesso abordando questões ambientais, sanitárias e educativas
Conforme publicado à época pelo Portal GRNEWS, a Câmara Municipal de Pará de Minas aprovou a instituição do Junho Verde, por meio do projeto 50/2021, de autoria do vereador Leandro Guimarães Vieira – Léo do Depósito – foi aprovado por 16 votos a zero, em 07 e junho de 2021. Na ocasião a reunião foi realizada de forma online em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Este projeto, que posteriormente foi sancionado pelo prefeito Elias Diniz e se transformou em lei municipal, prevê a realização durante o Junho Verde de ações voltadas para a conscientização ambiental e de sustentabilidade.
A campanha deve ser realizada pela Secretaria Municipal de Agronegócio. Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, abordando temas diversos, como uso consciente dos recursos naturais, resíduos sólidos, preservação de recursos hídricos, coleta seletiva, desmatamento, arborização urbana, legislação ambiental, queimadas, entre outros, por meio de debates, palestras e seminários para divulgação de informações ambientais com especialistas.
Neste ano de 2024, a Campanha Junho Verde foi desenvolvida ao longo de todo o mês, tendo sido iniciada em 03 de junho com a abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA).
O autor da lei, vereador Leandro Guimarães Vieira avalia como positivas as ações desempenhadas durante o Junho Verde em Pará de Minas. A campanha deste ano abordou temas voltados para às áreas ambiental, sanitária e educativas para cidadãos e empreendedores:
Leandro Guimarães Vieira
leojunho1
Em uma das ações da programação extensa planejada para o Junho Verde, alunos do Campus Florestal, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), visitaram a sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, para apresentar seus trabalhos científicos aos alunos de escolas municipais de Pará de Minas. Além do aprendizado e dos resultados compartilhados, os estudantes ainda visitaram as ativações e espaços do setor, conhecendo ações já trabalhadas pela pasta.
Importante destacar que na mesma reunião online realizada em 07 de junho de 2021, os vereadores paraminense aprovaram outro projeto que trata da legislação ambiental.
Conforme publicado pelo Portal GRNEWS na ocasião, a Câmara Municipal de Pará de Minas, aprovou o Projeto de Lei Ordinária N°119/2020 que trata da política de proteção, preservação, conservação, controle, recuperação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida no município de Pará de Minas, enfim foi votado, após vistas e pedidos de adiamento de discussão. De autoria do Executivo, o projeto apresentou várias mudanças em relação à política ambiental do município.
Em sua fala para encaminhamento de votação, o então presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Leandro Guimarães Vieira, destacou a importância do projeto. Entre as vantagens para aprovação está a nova legislação ambiental que passa a vigorar a partir da proposta. Até aquela data, não havia nenhuma lei municipal sobre o tema e por isso, muitas vezes, o Município não conseguia agir como deveria. O projeto aprovado por 16 votos a zero também prevê a implantação da coleta seletiva em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.