Cidadãos reafirmam insatisfação com transporte coletivo urbano em Pará de Minas. Solução parece muito distante
Os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e da Comissão de Obras, Serviços Públicos e meio Ambiente, promoveram uma audiência pública na tarde desta terça-feira, 14 de março, no plenário da Câmara Municipal, para discutir o cenário de muitas críticas e possíveis melhorias no transporte coletivo urbano.
Aproximadamente 20 pessoas estavam na galeria do Legislativo paraminense e vários cidadãos se pronunciaram relatando insatisfação com a qualidade do serviço de transporte coletivo urbano em Pará de Minas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano foi representada por Pedro Paulo dos Santos Alves, gerente de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Pará de Minas. A concessionária que explora o transporte coletivo urbano em Pará de Minas foi representada por seu supervisor Rafael Silva.
Os dois ouviram e registraram todas as manifestações dos usuários do transporte coletivo urbano em Pará de Minas. A maioria delas demonstrando muita insatisfação com o serviço ofertado, o que não é novidade, já que esse descontentamento vem sendo registrado há muitos anos. Porém, os representantes da empresa e da prefeitura, deixaram de responder várias indagações, porque precisariam recorrer a seus superiores.
Até por esta razão, a audiência pública contribuiu para o debate, mas pelo visto, a solução para melhorar a qualidade do transporte coletivo urbano em Pará de Mina parece estar muito distante. Muitas ideias, mas na prática a execução delas pode demorar ou mesmo quase inviáveis, como a construção de um abrigo para os passageiros em frente a agência do INSS, devido a largura estreita da calçada. Talvez a solução mais fácil nesse caso seja a mudança para outro local desse ponto de parada de ônibus.
Durante a audiência pública, Irene Susana da Silva Melo Franco (PSB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, disse que muitas das queixas rotineiras não foram apresentadas. Por outro lado, surgiram demandas que até então eram desconhecidas. Ela acredita que com o diálogo será possível melhorar o transporte coletivo urbano em Pará de Minas:
Irene Susana da Silva Melo Franco
audienciairene1
O vereador Leandro Guimarães Vieira (PTB), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, afirma que as reclamações são constantes por parte dos usuários e cabe aos vereadores fiscalizar e cobrar para que o serviço melhore:
Leandro Guimarães Vieira
audiencialeo1
O supervisor que representou a empresa, Rafael Silva, disse que o debate serviu para entender as demandas da população e justificou o aumento da tarifa de ônibus que passou a custar R$ 4,40:
Rafael Silva
audienciarafael1
Para Weber Borges, coordenador do Coletivo Diversidade, a audiência pública foi proveitosa por apontar muitos problemas que precisam ser resolvidos para atender melhor os usuários do transporte coletivo urbano em Pará de Minas:
Weber Borges
audienciaweber1
Durante o debate surgiram questionamentos sobre motivos pelos quais a Prefeitura de Pará de Minas ainda não repassou para a empresa uma verba de aproximadamente R$ 1,1 milhão que foi destinada pelo governo federal para ajudar no custeio relativo a gratuidade dos idosos.
Sobre esse tema, o vereador Márcio Lara (PSD), presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, disse que recebeu um diretor da empresa solicitando sua atuação junto ao prefeito Elias Diniz (PSD) para que a verba fosse repassada a concessionária.
Márcio Lara disse que se reuniu com o prefeito e apresentou a demanda. O chefe do Executivo Municipal confirmou que o dinheiro foi depositado na conta do Município de Pará de Minas, porém, o repasse não foi feito porque a empresa não teria cumprido com a contrapartida exigida. Márcio Lara acrescentou ter levado essa informação sobre a necessidade da contrapartida ao diretor da empresa e a partir daí ele não tocou mais no assunto.
Também participaram da audiência pública os vereadores: Cléber Gonçalves (PSB), vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal; Ronivelton Corrêa Barbosa (Republicanos), secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal; Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB); Hélio Andrade de Melo Júnior (União Brasil), Sérgio Martins Vargas (MDB) e Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB).
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.