Detentos da Pio Canedo participam de projeto de fortalecimento de vínculos com familiares
Uma parceria entre Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo pretende estreitar os laços entre pessoas privadas de liberdade e seus familiares. Muitos que estão cumprindo pena estão há meses e até anos sem conversar com ninguém da família. E é este o objetivo do Serviço de Fortalecimento de Vínculos Familiares da Secretaria, fazer com que todos eles voltem a ter contato.
É que a família é peça fundamental na ressocialização destes detentos e ter o apoio dos pais, irmãos e filhos ajuda com que os presos e presas consigam se reerguer quando cumprirem suas penas.
O trabalho será desenvolvido durante toda a semana e cerca de 380 detentos aceitaram participar do projeto. Técnicos da Secretaria conversam com eles e em seguida ligam para a família, na tentativa de reestabelecer o contato. O Portal GRNEWS acompanhou o trabalho e muitos conseguiram conversar com algum familiar.
Como é o caso do Bruno Geraldo Ciriaco da Cruz. Ele é de Belo Horizonte e há sete meses não conversava com ninguém da família. Hoje, pôde falar com a mãe e ter notícias dos filhos:
Bruno Geraldo Ciriaco da Cruz
brunotelefonepiocan1
Já o Samuel Raimundo de Moraes não teve a mesma sorte e ninguém atendeu ao telefone. Mas ele não desiste e vai tentar de novo em breve. Sabe da importância que tem a família durante este processo:
Samuel Raimundo de Moraes
samueltelefonepiocan1
Lucilene Cristina Moreira é diretora de Atendimento e Humanização da penitenciária e ajudou na idealização do projeto. Ela ressalta o quanto a família é importante para estes detentos:
Lucilene Cristina Moreira
lucilenetefonepiocan1
A primeira etapa do projeto consiste na ligação telefônica. Após este primeiro contato, será agendada uma data para que o detento converse por vídeo com a família. Uma forma de estreitar os laços em meio à pandemia, que restringiu a quantidade de visitas.
Para o diretor do Complexo, Marcelo de Carvalho Barbosa, esta é uma oportunidade para que as pessoas privadas de liberdade possam manter contato com os familiares. Muitos não são da cidade e as famílias veem dificuldades em vir a Pará de Minas fazer a visita. A ligação vai ajudar neste estreitamento de laços:
Marcelo de Carvalho Barbosa
marcelotelefonepiocan1
O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Flávio Medina Neto destacou ainda a importância de realizar este trabalho com as pessoas privadas de liberdade:
Flávio Medina Neto
flaviotelefonepiocan1
O projeto irá estender durante toda a semana. Em seguida, os dados serão analisados e em seguida agendadas as ligações por vídeo com os familiares dos detentos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.