Cerca de três mil armadilhas para capturar e controlar Aedes aegypti estão instaladas em imóveis de Pará de Minas

Como o Portal GRNEWS já mostrou, Pará de Minas tem avaliado desde o ano passado metodologias e novas alternativas de vigilância e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.

Reportagem do Portal GRNEWS mostrou todas as armadilhas que são utilizadas na cidade com intuito de avaliar qual é melhor para identificação, captura e controle do mosquito.

O projeto é realizado no município em parceira com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES). As armadilhas são instaladas nos imóveis da cidade e até agora cerca de três mil foram implantadas.


Os próprios agentes de combate a endemias foram capacitados e instalam a armadilha, passando sempre nos imóveis para avaliar como está a situação. O supervisor geral do Combate a Dengue em Pará de Minas Douglas Duarte acompanhou um dia de trabalho dos agentes que analisaram as disseminadoras, que são as armadilhas colocadas em casas e empresas. Ao entrar nesta armadilha o mosquito tem a pata suja com a bactéria e com isso passa a contaminar outros depósitos:


Douglas Duarte

douglasddissem1

As armadilhas não foram instaladas aleatoriamente. Primeiro foi feita análise de quais locais tinham maior infestação do mosquito:

Douglas Duarte
douglasddissem2

Mas o que acontece é que muita gente insiste em não deixar os agentes instalarem as armadilhas, pois acham que elas chamam os mosquitos, o que não procede.

Quem quiser participar do estudo e ter a armadilha instalada em casa pode procurar o agente de combate a endemias do bairro:

Douglas Duarte
douglasddissem3

Quem quiser mais informações sobre as armadilhas e até solicitar a instalação de alguma em casa é só ligar na Vigilância Sanitária no telefone (37) 3231-7722.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!