Paraminenses revoltados com reajustes seguidos nos preços dos combustíveis
A população brasileira convive com constantes aumentos nos preços dos combustíveis. Os reajustes nos valores faz parte da nova política de preços adotada pela Petrobras.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
De acordo com a estatal, o objetivo é acompanhar a cotação de mercados internacionais e evitar prejuízos e também os grandes aumentos. Ressalta que a decisão de repassar os valores ou não ao consumidor é dos postos.
Entretanto os proprietários de veículos reclamam que quando a estatal anuncia o aumento do preço da gasolina, óleo diesel e etanol, o valor do litro é reajustado imediatamente nas bombas dos postos de combustíveis. Porém, quando o reajuste é para menor, muitos postos não reduzem o preço sob o argumento que ainda não receberam o combustível mais barato. Ocorre que nesse período a Petrobras anuncia outro reajuste para maior e o consumidor acaba pagando ainda mais caro. A revolta é grande contra o governo federal.
Desde terça-feira, 12 de dezembro, o valor cobrado nas refinarias sofreu elevações de 1,8%, no óleo diesel, e 1,4% na gasolina. Trata-se do nono aumento semanal seguido anunciado pela empresa.
Desde o começo dessa forma de cobrança no Brasil, a gasolina já aumentou 24,11% e o diesel 18,08%. Os números são assustadores, especialmente para quem depende do veículo para trabalhar.
A reportagem do Portal GRNEWS foi às ruas para ouvir as manifestações dos motoristas. Este condutor afirma que a situação vem ficando cada vez mais difícil porque o consumidor está arcando com o rombo na Petrobras:
Uma condutora de veículo disse que para amenizar os efeitos dos reajustes está procurando descontos nos pagamentos em dinheiro. Também faz pesquisas de preços nos postos da região para conseguir o menor preço:
Até para quem utiliza a motocicleta, que é um veículo bem mais econômico, a situação não está nada fácil. Que o diga esse motototaxista que trabalha em Pará de Minas. Segundo ele, o combustível aumenta, mas ele não pode cobrar mais caro pelas corridas:
Em Pará de Minas o litro de gasolina custa em média 4,30. O litro de etanol sai por R$ 2,99 e o óleo diesel a R$ 3,70. Esses valores variam de acordo com os reajustes repassados por cada estabelecimento.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.