GRNEWS TV: Diagnósticos de autismo aumentam e desafiam estrutura de atendimento, exigindo ampliação de serviços especializados

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, a psicóloga Patrícia Leitão e Bianca Valadares, mãe de gêmeos, repassaram orientações importantes sobre o autismo.

O crescimento no número de diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma realidade constatada por profissionais da área e serviços como o CER da APAE de Pará de Minas. A psicóloga Patrícia Leitão, com mais de 30 anos de atuação no acompanhamento de pessoas com deficiência e transtornos, relata que essa evolução foi percebida ao longo do tempo — especialmente a partir dos anos 2000, quando os casos começaram a surgir com mais frequência.

De casos isolados a uma demanda constante
Patrícia lembra que, nas décadas de 1990 e início dos anos 2000, era comum passar meses sem nenhum diagnóstico de autismo. Com o passar dos anos, os casos se tornaram semanais, refletindo não apenas uma maior conscientização e acesso ao diagnóstico, mas também um fenômeno mundial observado em diversos países. A tendência, segundo ela, se consolidou em regiões como Pará de Minas e entorno.

Sistema público precisa acompanhar essa nova realidade
Diante da crescente demanda, o Ministério da Saúde anunciou a criação de um novo programa com aumento de 20% nos repasses para custeio de tratamentos voltados ao autismo, como forma de reforçar a estrutura dos serviços. No CER de Pará de Minas, por exemplo, o crescimento no número de atendimentos exige mais profissionais, ampliação de horários e reforço nas equipes multiprofissionais.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!