Lixão no Barro Preto tem seringas, tubos de imagens e outros recipientes que acumulam água
A comunidade Chácaras Barro Preto fica próxima aos bairros Padre Libério e Prefeito Walter Martins Ferreira, em Pará de Minas. Uma área que fica às margens da estrada de acesso foi transformada em um verdadeiro depósito de lixo.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Na manhã de quinta-feira, 12 de abril, foram encontrados vários materiais utilizados em gado nas propriedades rurais. Também havia entulhos de construção civil, pneus, garrafas de vidro, entre outros recipientes.
Vale lembrar que a natureza leva muitos anos para decompor materiais feitos com plástico. Por isso é importante fazer a destinação correta do lixo e se for possível encaminhar para a reciclagem.
Além dos ganhos ao meio ambiente, o reaproveitamento gera emprego e renda para muitas pessoas. Em Pará de Minas os recicláveis são recolhidos pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMP).
Outra denúncia feita anteriormente da existência de um lixão de eletrônicos localizado perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cujos materiais continuavam no local na manhã de quinta (12), vários dias após ser denunciado, surge este novo lixão no município que tem um índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue 390% superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde de 1%. Em Pará de Minas o último levantamento apontou índice de infestação de 3,9%.
Euzébio José de Barcelos Filho, presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, fez a denúncia do lixão perto da UPA e continua fiscalizando os lixões existentes na cidade. Desta vez ele encontrou agulhas, ampolas de medicamentos veterinários, televisões e outros materiais que acumulam água parada:
Euzébio José de Barcelos Filho
lixaobarropreto1
Mais uma vez foram encontrados vários tubos de imagem de televisões analógicas. A população está trocando os aparelhos pela tecnologia digital e fazendo descarte inadequado do lixo eletrônico em diferentes locais:
Euzébio José de Barcelos Filho
lixaobarropreto2
A reportagem do Portal GRNEWS procurou Adílson José Batista, gerente do Departamento de Combate a Endemias, para falar sobre o assunto e ele informou que o caminhão usado no recolhimento desses materiais está em manutenção. A limpeza do local será feita quando o veículo estiver pronto. O diretor de Vigilância em Saúde Wander da Silva Rodrigues deu resposta semelhante.
A população precisa colaborar por não jogar lixo em lotes e outros terrenos baldios. Denúncias de descarte inadequado podem ser feitas ao departamento de Vigilância Sanitária através do telefone: (37) 3231-7722.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.