Doenças respiratórias se intensificam nesta época e otorrinolaringologista alerta para cuidados preventivos

A mudança repentina de temperatura, com o calor intenso durante o dia e o frio à noite, aumentam os casos de doenças nesta época do ano, principalmente as respiratórias. Com a chegada do outono e inverno, e o tempo mais seco, quem tem asma, bronquite, sinusite e pneumonia deve ter atenção redobrada.

É que todas elas podem iniciar com um quadro de gripe, por isso é importante tomar alguns cuidados básicos e evitar os temidos resfriados.

O médico especialista em Otorrinolaringologia Jayson Peixoto Machado sabe bem como é este tempo, já que o número de pacientes aumenta consideravelmente em seu consultório.

Ao Portal GRNEWS, ele deu dicas importantes de como prevenir. Entre elas evitar aglomeração de pessoas em locais fechados, lavar bem as mãos e cuidar da alimentação:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotodoenresp1


Outra sugestão do especialista é beber água, hábito que muita gente na correria nem lembra. Cada pessoa deve ingerir uma quantidade mínima por dia, mas ninguém deve tomar menos que dois litros.

Ele lembra que a água também pode ser considerada um xarope, pois ajuda em todo o organismo e até mesmo eliminar toxinas:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotodoenresp2

Outra dica do médico é manter a casa limpa, evitando poeira, ácaros, mofo e ter cuidado também com pelos de animais domésticos. A vacina da gripe deve estar em dia pois ela evita que a doença se complica, se transformando em uma pneumonia por exemplo.

Manter a umidade do ar também é importante. Basta colocar uma toalha molhada no quarto ou um balde cheio de água no ambiente em que você estiver.

Além disso é extremamente importante não se medicar por conta própria. Procure sempre um profissional da área para evitar novos problemas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!