Motoristas desrespeitam, mas uso de vagas para pessoas com deficiência e idosos requer credenciamento
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, por meio da Gerência de Trânsito, delimitou algumas áreas da cidade reservadas para pessoas com deficiência e idosos estacionarem seus veículos.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O estacionamento foi projetado para facilitar a acessibilidade das pessoas com dificuldades de locomoção. Isso está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por meio de normas específicas.
Porém, muitos motoristas acabam desrespeitando as paradas reservadas e estão incorrendo em infração de trânsito. Alguns cometem a irregularidade por desconhecimento de algumas exigências ou mesmo fingem que não viram a sinalização tentando burlar a legislação com o chamado “jeitinho brasileiro”.
Uma delas é o credenciamento da pessoa com deficiência e do idoso. Também é preciso colocar um adesivo no veículo para identificá-lo devidamente e evitar problemas com a fiscalização de trânsito.
Larissa Tainara Aguilar Mendonça, técnica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, explica que o credenciamento é simples e em poucos dias a carteirinha é entregue ao titular:
Larissa Tainara Aguilar Mendonça
estacionamentolarissa
A carteirinha do titular deve ser deixada no painel do veículo estacionado na vaga para portadores de deficiência e idosos. Caso contrário, a fiscalização da Polícia Militar poderá multar o carro. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que funciona na rua do Acre, região central de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.