Mais de 3 mil paraminenses faltam a consultas com especialistas no AME e Saúde pode mudar estratégia

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME), inaugurado em agosto de 2020, conseguiu reunir vários serviços da Secretaria Municipal de Saúde em um só local, facilitando principalmente para a população que precisa de algum tipo de atendimento do Sistema Público de Saúde (SUS).

Atualmente são oferecidos no AME atendimentos especializados em pneumologia, proctologia, cardiologia, dermatologia, nutrição, programa de asma, nefrologia, endocrinologia, urologia, otorrinolaringologia, angiologia, neurologia, reumatologia, ortopedia, cirurgia geral, fisioterapia, oftalmologia, psiquiatria, fonoaudiologia, gastroenterologia, especialista em cabeça e pescoço e hematologista.

A população antes precisava andar muitos quilômetros para ter este atendimento em outros municípios e nem sempre era fácil de ser marcado. Agora, semanalmente os profissionais estão no AME atendendo todos os paraminenses que precisam.

Porém, a Secretaria Municipal de Saúde tem notado um grande absenteísmo por parte dos pacientes. Ao todo, 41% dos paraminenses com consulta marcada não comparecem ao AME.

Com isso, o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty já pensa em ações para reduzir esta falta. No AME, o profissional é pago por produção. Quando o paciente não comparece, diminui o valor que o médico recebe e com isso ele desiste de atender em Pará de Minas:


Wagner Magesty

wagmagabsentei1

Entre as especialidades com maior número de pacientes que faltam estão cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia e principalmente ortopedia, que lidera o número de ausências.

O secretário ressalta ainda que serviços considerados raros são ofertados gratuitamente no AME e mesmo assim a população não comparece ao dia e horário marcados:

Wagner Magesty
wagmagabsentei2

O Conselho Municipal de Saúde já está ciente da situação que é lamentável, afinal são consultas especializadas oferecidas gratuitamente a todos os paraminenses.

Segundo o presidente Maurício Rodrigues Nogueira, todos os pacientes que faltaram à consulta agendada receberão uma carta:


Maurício Rodrigues Nogueira

mauricioabsentei1

A Secretaria Municipal de Saúde também mapeou em qual bairro cada paciente mora. Em julho, os moradores do Santos Dumont e Padre Libério foram os que mais faltaram às consultas no AME. Em seguida vem os pacientes moradores do Recanto da Lagoa, Providência, São Pedro e Prefeito Walter Martins Ferreira.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!