Cerca de 40% das micro, pequenas e médias empresas preferem antecipação de recebíveis como modalidade de crédito

Uma pesquisa inédita da Serasa Experian traz a visão de como as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) estão utilizando antecipação de recebíveis –, como, por exemplo, boletos, duplicatas, NFs, recebíveis de cartão de crédito e débito e outros – como moeda de troca na hora de solicitar crédito ou comprar a prazo.

Quando questionadas sobre sua modalidade de crédito preferida, 38% das MPMEs respondentes elegeram os recebíveis. Empréstimos é favorita de 42% do público e rotativo do cartão de crédito de crédito é a terceira colocada, sendo a eleita para 20% das MPMEs.

Os números crescem quando olhamos o recorte de MPMEs que já acessaram tais modalidades de crédito. Entre as empresas que já utilizaram recebíveis do cartão de crédito, por exemplo, há um crescimento de 14 p.p., de 38% para 52%, acerca da preferência. Para respondentes que já usaram outras formas de recebíveis (NFs, boletos, duplicatas), o percentual também cresce, de 38% para 42%.

“A antecipação de recebíveis já é uma opção de acesso ao crédito, de certa forma, usual para as MPMEs e com vantagens para suas necessidades. No entanto, existem outras modalidades para o uso de recebíveis que podem facilitar ainda mais e ampliar o acesso ao crédito: como recebíveis como garantia ou pagamento. Nesses formatos, os empreendedores podem ter mais controle sobre sua gestão financeira e fluxo de caixa. Somado a isso, os recebíveis – facilitados pela nova legislação- contam com juros menores ou isentos – no caso do uso para pagamentos, e não tem necessidade adicional de endividamento e simplicidade na contratação. Essas modalidades têm espaço para ampliação da sua utilização e trazem vantagens para os empresários. A Serasa Experian tem uma Oferta de Crédito em parceria com a Mova disponível MPMES.”, afirma o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.

Mercado em potencial
Entre as MPMEs que responderam que possuem a intenção de solicitar crédito, apenas 19% indicam que a opção escolhida seriam os recebíveis de cartão de crédito. Recebíveis de outras modalidades (NFs, boletos e duplicatas) são a opção de 13% dos respondentes.

A título de comparação, empréstimos (como capital de giro, conta garantida etc.) é a preferência de 36% das MPMEs, enquanto 38% delas ainda não escolheu sua modalidade para acesso ao crédito.

“Com a pesquisa, percebemos que o empreendedor já tem certa familiaridade com a antecipação, mas ainda há espaço para crescimento. Em um estudo recente da Serasa Experian, vimos que o potencial de acesso ao crédito das MPMEs em relação a recebíveis é de R$ 30,7 bilhões. Entender o panorama geral desse mercado, as dúvidas das MPMEs em relação ao tema e ajudá-los a explorar as oportunidades que o mercado de recebíveis proporciona para esse público é parte do nosso papel de empoderar essas empresas. O crédito é um caminho para o crescimento, para um fluxo de caixa mais saudável e para evitar o endividamento, como vimos, e cada vez mais é importante que as MPMEs acessem e usem esses recursos de forma estratégica”, conclui Cleber Genero. Com informações da Assessoria de Comunicação da Serasa Experian.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!