COVID-19: veja a cronologia dos 73 dias desde o primeiro caso confirmado e ações para minimizar impactos em Pará de Minas

O mundo já registrou mais de 7,8 milhões de casos do novo coronavírus, dos quais 3,6 milhões estão recuperados e mais de 424 mil morreram, conforme dados apurados pelo Portal GRNEWS nas atualizações constantes da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos.

Universidade Johns Hopkins/Reprodução

O Brasil, em boletim divulgado nesta sexta-feira, 12 de junho, tem 828.810 casos confirmados e 41.828 mortes em decorrência da COVID-19. Com esta atualização nos números o país se torna o segundo em mortes no mundo.

Minas Gerais confirmou na manhã desta sexta-feira (12) 446 óbitos em decorrência do novo coronavírus, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). No estado 20.106 pacientes testaram positivo para a doença desde o início da pandemia e 9.822 já se recuperaram da doença.

O novo coronavírus faz parte de uma família de vírus que causa infecções respiratórias e foi descoberta em 1937. Foi chamado de coronavírus por ser semelhante a uma coroa quando é visto de um microscópio. Em dezembro de 2019 foi registrada em Wuhan na China a nova variação, chamado de SARS-CoV-2 e que é responsável pela pandemia mundial.

Centro de Controle e Prevenção de Doenças/OMS/ONU News

Cientistas conhecidos no mundo inteiro dizem que é provável que o vírus tenha sofrido processos de evolução natural, que o fez tão forte e capaz de matar milhares de pessoas.

No Brasil a doença chegou em janeiro de 2020 segundo o Ministério da Saúde. Desde então várias medidas têm sido adotadas tanto pelo governo federal como pelos estados e prefeituras, que têm autonomia para criar e colocar em prática ações de combate ao novo coronavírus.

Jurandyr de Faria Leitão

Em Pará de Minas o Portal GRNEWS acompanha as divulgações diárias e as várias medidas que foram adotadas para minimizar o impacto do novo coronavírus no sistema público de saúde.

A equipe do Portal GRNEWS se debruçou sobre as informações e preparou para você relembrar os fatos da cronologia do novo coronavírus em Pará de Minas. Veja abaixo.

Março
06 de março
A Diocese de Divinópolis, preocupada com o número de casos da doença no estado resolve adotar medidas preventivas. Nas celebrações os pedidos eram para o distanciamento entre os fiéis, inclusive nas oito paróquias de Pará de Minas.


09 de março
O novo coronavírus chega à região Centro-Oeste mineira com um caso confirmado em Divinópolis. A Secretaria de Saúde de Pará de Minas, alinhada à Gerência Regional de Saúde em Divinópolis, adiantou como os casos seriam tratados na época.

11 de março
Diferente de outras cidades, Pará de Minas já contava com um teste rápido para o novo coronavírus. No dia anterior um paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas da doença e foi o exame que descartou a COVID-19.


16 de março
A situação também fez com que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) alterasse a rotina de visitas e internações.

Com a informação que o álcool em gel é um aliado na luta contra o vírus, os paraminenses correram para os estabelecimentos que comercializam o produto. Teve gente levando o carrinho cheio de álcool e produtos alimentícios para estocar em casa. Diante disso, a prefeitura limitou a venda de apenas um álcool em gel por pessoa.  A notícia foi transmitida durante reunião entre o prefeito Elias Diniz (PSD) e vereadores.


17 de março
Pará de Minas decreta Situação de Emergência em Saúde Pública devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso o Município conseguiria equipar o sistema público de saúde sem necessidade de licitações. Um decreto também foi publicado e nele a proibição de eventos com mais de 100 pessoas e a suspensão de aulas na rede municipal de ensino.


19 de março
Com três casos suspeitos da doença, Pará de Minas tem novo decreto que proíbe aglomeração de mais de dez pessoas e a prefeitura suspende atendimentos presenciais e cria meios eletrônicos do contribuinte ter acesso aos serviços municipais.

A Câmara Municipal também suspendeu reuniões e estabeleceu medidas administrativas de enfrentamento à COVID-19.


20 de março
Novo decreto proíbe o funcionamento do comércio não essencial em Pará de Minas.


22 de março
Um carro de som percorreu as ruas da cidade pedindo à população que fique em casa para evitar a propagação do novo coronavírus.

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da COVID-19 foi criado para avaliar e analisar as medidas de prevenção e ações para minimizar impactos da doença.


24 de março
Novas medidas para evitar aglomeração de pessoas foram anunciadas
na cidade pela Caixa Econômica Federal, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a concessionária Águas de Pará de Minas.

Os funerais também foram limitados na cidade quando os casos suspeitos subiram de sete para 45.


27 de março
Um serviço de call center para atendimento a pessoas com sintomas da doença foi montado no antigo prédio do Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

29 de março
Os casos suspeitos subiram para 126 em Pará de Minas e aumentou a preocupação da população.

Abril
1º de abril
Muitos queriam que fosse mais uma mentirinha contada no 1º de abril, mas era verdade. Foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus em Pará de Minas.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

08 de abril
Com mais de 200 casos suspeitos da doença Pará de Minas inicia desinfecção de ruas onde há maior movimentação e aglomeração de pessoas.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

15 de abril
O Município também recomendou à população dias depois que utilize máscaras dentro dos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos da cidade.


18 de abril
Com a autorização para que o comércio reabra as portas, foi anunciada a criação de novos leitos de CTI no Hospital Nossa Senhora da Conceição.


22 de abril
Duas notícias foram o assunto do dia em Pará de Minas. Uma idosa 89 anos venceu a batalha contra o coronavírus e após mais de duas semanas internada, recebeu alta do HNSC.

Nesta data também surgiu à informação que o hospital de Pará de Minas seria referência para tratamento à COVID-19 na microrregião e nem todo mundo gostou da ideia.


28 de abril
Após a insatisfação de muita gente, incluindo os vereadores da Câmara de Pará de Minas, o prefeito Elias Diniz afirmou que o HNSC não seria mais referência para tratamento da doença.

30 de abril
Novo caso de COVID-19 é confirmado em Pará de Minas enquanto 81 pacientes com sintomas gripais eram monitorados pelas equipes de saúde.

Maio
6 de maio
Com mais um caso confirmado na cidade, prefeitura anuncia novo Hospital Municipal Padre Libério (HMPL). Uma grande reforma foi feita no antigo Pronto Atendimento Municipal para inicialmente atender pacientes com COVID-19.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

13 de maio
O secretário municipal de Saúde Wagner Magesty anunciou que o Hospital Municipal Padre Libério entraria em funcionamento enquanto a cidade registrava 11 casos confirmados de COVID-19.

19 de maio
Uma morte que era investigada para o novo coronavírus foi descartada após resultado de exame.

22 de maio
O Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) começa a atender pacientes com sintomas gripais e suspeita do novo coronavírus no bairro Senador Valadares.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

28 de maio
Após investir mais de R$ 1,6 milhão no enfrentamento ao novo coronavírus, o Município decidiu reabrir igrejas, lanchonetes e restaurantes.

Junho
1º de junho
A notícia que oito funcionários de uma empresa terceirizada pela Vale, na construção da nova adutora do Rio Pará, estavam com COVID-19 pegou muita gente de surpresa no dia 29 de maio e preocupando os moradores de Meireles.

Vale/Divulgação

02 de junho
No dia 02 de junho os testes começaram a ser feitos no posto de saúde da comunidade de Meireles. E desde a constatação de casos naquela região os números confirmados de COVID-19 em Pará de Minas vem crescendo.

Divulgação/ASCOM Prefeitura de Pará de Minas-MG

04 de junho
Com crescente número de casos de COVID-19 em Pará de Minas, o prefeito Elias Diniz (PSD) disse ao Portal GRNEWS que caso a curva ascendente continuasse acelerada em Pará de Minas com aumento dos números de casos confirmados, novo decreto poderia ser editado proibindo o funcionamento de alguns setores.

A prefeitura também anunciou que quem desrespeitar os decretos pode pagar multa de R$ 850,00 e perder o alvará de funcionamento, no caso estabelecimentos comerciais impedidos de funcionar.

05 de junho
Casos de COVID-19 aumentam 100% em uma semana
, pulando de 19 para 38 no período entre 29 de maio e 05 de junho.

Também foi confirmada a realização de 120 testes para diagnosticar o novo coronavírus em idosos e funcionários da Cidade Ozanam.

Divulgação/ASCOM Prefeitura de Pará de Minas

11 de junho
No dia 04 de junho o prefeito disse que em caso do aumento de casos confirmados poderia fechar alguns setores. Os casos seguem aumentando, mas o prefeito juntamente com o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, fez o contrário do que havia prometido. Abriu mais um setor. No dia 11 de junho, durante reunião por videoconferência decidiram liberar o funcionamento de bares de sexta a domingo com restrições.

Isso ocorreu mesmo tendo o secretário municipal de Saúde Wagner Magesty afirmado ao Portal GRNEWS que a equipe de fiscalização da prefeitura é insuficiente e não dá conta da demanda.

12 de junho
Com 660 casos suspeitos da doença e 44 confirmados em Pará de Minas  , mais um cidadão está recuperado da COVID-19. Ele recebeu alta do HNSC sob aplausos da equipe de saúde.


A equipe do Portal GRNEWS seguirá acompanhando a evolução da COVID-19 em Pará de Minas torcendo para que essa pandemia passe logo e que os números sejam cada vez mais positivos para que possamos seguir em frente, mesmo em tempos em que viveremos um “novo normal”.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!