Voluntários que atuam em salvamento, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios devem se credenciar junto ao CBMMG

Em maio de 2019 foi implantada em Pará de Minas a Brigada 1 (B1), uma equipe de voluntários que auxilia no combate a queimadas e incêndios florestais. Eles passaram pelo curso de Formação de Brigada Voluntária e em agosto do mesmo ano, 11 paraminenses passaram horas treinando tanto teoricamente quanto na prática e se tornaram aptos a auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Foram vários trabalhos realizados desde então. Em parceria com o CBMMG, eles atuaram no combate às queimadas na serra das torres, próximo à Escola de Artes e Ofícios Sica, na serra do Cristo e também na zona rural.

Mas a Portaria nº 52 de 2 de julho de 2020 suspendeu os trabalhos desenvolvidos pela brigada. Como a B1 desenvolve uma das atividades da área de competência do Corpo de Bombeiros, ela deverá se credenciar junto ao órgão. Esta inscrição será válida por dois anos, podendo ser renovada sucessivamente. Além disso, deverão apresentar uma documentação exigida pelo CBMMG.

A situação tem gerado comentários em Pará de Minas e por isso o Portal GRNEWS procurou o comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros, tenente Marcus Vinícius da Cruz Maia. Ele explica que todo voluntário que atua em alguma área do CBMMG, precisa desse credenciamento para fins de segurança e controle:


Marcus Vinícius da Cruz Maia

marcusvcmbrigada1

Sem contar, que caso ocorra algum problema, a responsabilidade fica a cargo do CBMMG:

Marcus Vinícius da Cruz Maia
marcusvcmbrigada2

Quem quiser informações a respeito do credenciamento e como fazê-lo, basta ligar no 1º Pelotão no número (37) 3232-7939.

O assunto também foi abordado durante participação do comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) capitão Lucas Maia durante participação no programa Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – que é exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube. No ocasião ele também falou sobre o aumento expressivo das ocorrências de incêndios florestais em Pará de Minas. A entrevista do comandante na íntegra por ser acessada AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!