Brasil vive surto de Sarampo e Minas Gerais confirma 18 casos da doença

Desde o início deste ano Minas Gerais já registrou 489 casos suspeitos de sarampo em 135 municípios. Do total, 183 foram descartados, 288 continuam em investigação e outros 18 foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Destas 18 confirmações, apenas quatro foram no primeiro semestre, o que mostra que depois de julho a situação se complicou em relação à doença que é viral, grave e altamente contagiosa. O sarampo inicia-se com febre e manchas vermelhas pelo corpo. Depois vêm os problemas respiratórios e até oculares.

No ano passado o vírus do sarampo foi reintroduzido no país e houve surto em 11 estados com 10.326 casos confirmados. Em 2019 já foram notificados 20.292 casos no Brasil e apenas 2.109 foram descartados.

Em Pará de Minas neste ano foram registrados dois casos suspeitos. Um já foi descartado e outro continua em investigação.

O secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva disse a reportagem do Portal GRNEWS que Minas Gerais tenta controlar o surto da doença e um planejamento de contenção foi feito:


Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva
carloseduardosarampo1

O secretário disse ainda que a população não precisa correr para as unidades de saúde. A prioridade é imunizar os bebês e quem nunca foi vacinado. Uma dose extra não é necessária:

Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva
carloseduardosarampo2

No boletim divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde a recomendação é que devido aumento de casos de sarampo em alguns estados todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas. A primeira dose será quando elas completarem dose meses e a segunda aos 15 meses de idade.

O adulto de até 29 anos que tiver tomado apenas uma dose, também deve se vacinar e quem, independente da idade, que já tenha tomado duas doses não precisa se imunizar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!