Saúde implanta em Pará de Minas centro de atendimento para tratar pacientes com doenças respiratórias
O Município de Pará de Minas está enfrentando a sexta epidemia de Dengue e a primeira de Febre Chikungunya. Diante desse cenário a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Centro de Atendimento à Dengue, Zika e Febre Chikungunya, especialmente para atender os pacientes no momento em que a cidade registrava alto índice de casos de arboviroses. O espaço começou atender aos paraminenses no dia 27 de fevereiro, visando centralizar o controle das pessoas diagnosticadas ou sob suspeita de contágio das doenças.
Considerando a proximidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Farmácia Básica, o espaço foi instalado em frente ao Hospital Municipal Padre Libério (HMPL), garantindo a oportunidade de deslocamento, caso necessário, entre os ambientes.
O serviço atingiu a marca de 13.443 atendimentos desde sua inauguração, mas com a redução recente dos casos, sofreu uma queda expressiva no número de pacientes, demandando outra utilidade para o local. A partir desta quarta-feira, 12 de junho, passará a receber casos relacionados a doenças respiratórias, muito comuns nesta época do ano na região de Pará de Minas.
O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), relembrou ao Portal GRNEWS a necessidade do espaço, que durante sua atuação, foi responsável por evitar a sobrecarga das unidades de saúde e agora, receberá uma nova configuração para continuar atendendo a população paraminense:
Elias Diniz
eliascad1
A partir da mudança, o prefeito destaca como os investimentos do setor foram distribuídos, uma vez que ultrapassaram o teto mínimo delimitado pela legislação. Ele ainda chama atenção para os próximos passos da administração municipal:
Elias Diniz
eliascad2
A secretária municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, também revela ao Portal GRNEWS detalhes sobre a adequação do espaço, que funcionou nesta terça-feira (11), até às 12 horas. Logo após o encerramento das atividades, a equipe passou por uma capacitação e o local recebeu os novos equipamentos:
Ana Clara Teles Meytre
anaclaracad1
A secretária municipal de Saúde ressalta que os atendimentos à Dengue serão redirecionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mantendo o reforço estendido na UBS Nossa Senhora da Piedade e UBS Walter Martins:
Ana Clara Teles Meytre
Anacad2
O novo centro de atendimento para pessoas com sintomas de doenças respiratórias funcionará todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas, com admissão de pacientes até às 18 horas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.