Dia das Crianças: Procon orienta como os pais devem agir na compra e troca de presentes
O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, é um dos melhores para alguns setores do comércio, especialmente aqueles especializados em brinquedos, eletrônicos e vestuário.
Nesta data os departamentos infantis das lojas ficam movimentados e ao comprar é preciso ficar atento a vários detalhes.
A marca do produto, o tipo de brinquedo, a idade indicada, o tamanho dos objetos que compõem o presente e o material que ele é feito. Pois tudo isso pode causar problemas futuros, como a criança engolir alguma peça pequena ou o brinquedo quebrar e machucar.
Também é preciso pesquisar. É que nesta época alguns lojistas tendem a aumentar o valor dos produtos, por isso é importante visitar várias lojas e ver marcas e preços, além de benefícios que o comerciante pode oferecer.
Atenção redobrada e olhar tudo com tempo. Estas são as principais dicas do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da 18ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e coordenador do Procon, Bruno Soares de Souza:
Bruno Soares de Souza
brunosoaresdiacrianc1
Com a maioria das famílias brasileiras em crise financeira, muita gente opta por comprar em lojas que vendem brinquedos mais baratos. Porém, Bruno Soares de Souza alerta que quem for presentear deve ficar de olho no selo do Inmetro e pesquisar com atenção:
Bruno Soares de Souza
brunosoaresdiacrianc2
Quanto às trocas é a loja quem decide se o produto não tiver defeito. Portanto, antes de comprar pergunte ao vendedor qual a política de troca do estabelecimento:
Bruno Soares de Souza
brunosoaresdiacrianc3
O coordenador do Procon de Pará de Minas orienta ainda ao consumidor que sempre peça a nota fiscal no ato da compra. Além do documento ser direito de quem compra, ele é a garantia para possíveis trocas no caso de defeitos do produto.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.