Agentes de combate a endemias aplicam inseticida para combater mosquito transmissor da Dengue no JK

Desde outubro de 2019 Pará de Minas é sede de um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O município foi escolhido entre 853 cidades mineiras para avaliar novos métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus, mosquitos transmissores da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.

Várias ações são realizadas desde então. Em algumas residências foi instalada uma armadilha chamada de BG Gat, que captura as fêmeas do mosquito. Em outras um inseticida é aplicado.

Conhecido como Aerosystem, o equipamento aplica dentro das residências o inseticida que mata as fêmeas do Aedes. A partir do dia 16 de janeiro, agentes de combate a endemias já treinados pela Secretaria de Estado de Saúde estarão nos bairros JK e Esplanada para a aplicação.

Mas infelizmente muita gente não está em casa quando os agentes chegam. Pensando nisso o setor de Combate a Endemias agendará a aplicação nas residências até o dia 15 de janeiro. Neste sábado (11), agentes estarão na praça do bairro JK cadastrando os moradores com dia e horário para aplicar o produto nos imóveis:

O gerente do setor Adailton Antônio Moreira diz que os moradores podem ficar despreocupados: o inseticida não faz mal à saúde e combate apenas o mosquito:

Adailton Antônio Moreira
adailtonaerosystem1


É importante lembrar que o produto aplicado não faz parte de testes. Ele já é reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Após a aplicação dentro do imóvel fechado, os moradores devem aguardar por 30 minutos até entrar:

Adailton Antônio Moreira
adailtonaerosystem2

O agendamento poderá ser feito neste sábado, 11 de janeiro, na Praça São Vicente de Paula, em frente ao Centro de Convivência dos Idosos, de 10 às 14 horas.

Além disso, os moradores podem agendar a aplicação pelo WhatsApp no número (37) 9 9943-6531.

A aplicação acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro, até as 20 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!