Pandemia afeta contratações temporárias no comércio em Pará de Minas e sindicato orienta trabalhadores
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que 8,33 mil vagas serão geradas temporariamente este ano, redução de 20% em relação às projetadas no ano passado.
Já a Fecomércio MG, após levantamentos, aponta que apenas 11,4% dos empresários mineiros devem contratar funcionários para este fim de ano. A pandemia impactou diretamente comércios e prestação de serviços, onde os comerciantes tiveram que demitir e muitos até fecharam em todo o estado.
O Portal GRNEWS também apurou que em Pará de Minas a expectativa para as contratações temporárias não é grande. O Sindicato dos Empregados no Comércio de Pará de Minas (SindComerciários), depois da reforma trabalhista, não recebe diretamente os novos contratos, tanto dos empresários como dos escritórios de contabilidade. O presidente Fausto José Conceição Abreu explica que tem visto novos rostos no comércio, porém não é possível estimar a quantidade de funcionários:
Fausto José Conceição Abreu
faustojcavagastempor1
O comerciante deve ficar atento pois o funcionário temporário também tem direitos, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho:
Fausto José Conceição Abreu
faustojcavagastempor2
O funcionário contratado para a vaga temporária pode procurar o SindComerciários para analisar o contrato feito com a empresa. O Sindicato fica na Avenida Professor Mello Cançado, nº 342, bairro São José. O telefone pra mais informações é o (37) 3237-1030.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.