Começa fase de testes com câmeras do sistema de monitoramento Olho Vivo em Pará de Minas

Há anos os paraminenses sonham com um sistema de monitoramento nas ruas e principais pontos da cidade. O Olho Vivo é sempre promessa de campanha eleitoral pois ajuda na segurança do município e esta área é uma das mais preocupantes em qualquer cidade brasileira.

Após anos de espera, teve início nesta segunda-feira, 9 de novembro, a fase de testes do Olho Vivo em Pará de Minas. Por enquanto 12 câmeras estão funcionando e o Portal GRNEWS acompanhou tudo de perto. O sistema é moderno e completo, pois auxiliará em várias questões.


Da segurança pública, se um veículo ou local foi roubado por exemplo, aos horários de ônibus que não forem cumpridos pela concessionária responsável. O sistema detecta o rosto de quem passa pelas câmeras e consegue até distinguir se pela feição a pessoa está calma ou agitada.


Cada placa e característica de um veículo é armazenada e quem monitora o sistema é avisado se o carro for roubado por exemplo, ou se aquela pessoa é suspeita de algum crime.


Jeferson Ferreira Guido é diretor técnico da empresa contratada para instalação e implantação do Olho Vivo em Pará de Minas. Ele disse ao Portal GRNEWS que o sistema vai permitir saber quem entra e sai da cidade, formando o chamado muro virtual:


Jeferson Ferreira Guido

jefersonfgolhoviv1

A Nexare Telecomunicações Ltda. foi a vencedora da licitação realizada pela Prefeitura e cobrou R$ 1,5 milhão para executar o serviço. Os postes já estão todos fixados e 12 câmeras instaladas inicialmente. Outras 23 serão implantadas na segunda fase do projeto.

O procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva, a resolução das câmeras fará total diferença na apuração de crimes e até mesmo prevenção:


Hernando Fernandes da Silva

hernandofernolhovivv1

As câmeras são fixas e móveis. Estas últimas podem ser monitoradas pelos servidores designados para este fim e os militares, que podem aproximar para saber a placa ou confirmar um rosto por exemplo.

Além disso, o Município poderá avaliar mudanças no trânsito a partir dos dados levantados pelo sistema:


Dimitri Gonçalves de Morais

dimitrigoncolhovivv1

Após os testes ficou constatado o pleno funcionamento do sistema. Agora falta terminar a central de monitoramento que está sendo construída na sede da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar, no bairro Serra Verde. A expectativa é que em 30 dias a central esteja pronta e o Olho Vivo comece a operar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!