Pará de Minas empossa conselho para apoiar as ações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Pará de Minas presta assistência a população especialmente durante o período chuvoso devido a ocorrência de enchentes e alagamentos. Para atuar conjuntamente e a apoiar as ações realizadas pelos integrantes da COMDEC, o município de Pará de Minas também criou o Conselho Municipal de Defesa Civil.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os conselheiros atuam em análises de situações envolvendo deslizamentos de terra, queda de barreiras, invasão de enxurrada a imóveis e risco de desabamentos. O trabalho é feito de forma preventiva durante o ano e paliativa quando ocorrem catástrofes naturais.

O Conselho Municipal de Defesa Civil de Pará de Minas conta com 28 membros entre efetivos e suplentes, e representa a sociedade civil e o poder público municipal. A posse dos novos componentes aconteceu na terça-feira, 7 de novembro.

O engenheiro civil Arthur Antônio Barbosa Resende, vice-presidente da COMDEC, explica que existem algumas áreas de risco no perímetro urbano que são monitoradas de perto para que os danos sejam evitados:


Arthur Antônio Barbosa Resende
comdecarthur

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos, não citou o motivo, mas revelou que a COMDEC vinha trabalhando de forma ilegal e agora está amparado por lei para ajudar as pessoas que precisarem:


Vilson Antônio dos Santos
comdecvilson

O prefeito Elias Diniz (PSD) ressalta a importância de adotar medidas preventivas antes do período das chuvas. Algumas delas foram o desassoreamento do ribeirão Paciência e a limpeza da rede pluvial para receber o grande volume de água.

Outra preocupação é com as árvores em situação precária e a rede de energia elétrica e para cuidar desta demanda existe uma parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG):


Elias Diniz
comdecelias

O telefone para acionar a Defesa Civil em Pará de Minas é o (37) 99663-7021. O órgão também pode ser comunicado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano: (37) 3233-5614.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!