Sarampo: cinco casos notificados em Pará de Minas continuam sob investigação
Nos últimos três meses o Brasil confirmou 5.404 novos casos de sarampo, a maioria no estado de São Paulo. Até agora estão confirmadas seis mortes pela doença no país, sendo quatro em crianças menores de um ano de idade e outras duas em adultos de 31 e 42 anos.
Em Pará de Minas, de maio até o dia 8 de outubro, seis casos de sarampo foram notificados. Após exames laboratoriais um deles foi descartado e outros cinco continuam em investigação.
As informações foram confirmadas pela enfermeira Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Liguori:
Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdessar20191
Quando há algum caso suspeito, a Secretaria Municipal de Saúde tem que tomar várias providências para evitar o contágio. É feita a vacinação de bloqueio e avaliado o cartão de vacina de todos que tiveram contato com a pessoa com suspeita da doença:
Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdessar20192
A enfermeira ressalta o perigo que é o sarampo, transmissível a várias pessoas ao mesmo tempo. Por isso é preciso tomar muito cuidado:
Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdessar20193
A vacinação é a única forma de evitar contrair a doença que já notificou 1.348 casos em Minas só este ano. Destes, 30 estão confirmados.
Por isso a enfermeira Maria de Lourdes Liguori pede que todos os paraminenses procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa e atualize o cartão de vacina, principalmente os adultos:
Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdessar20194
Ela explica ainda como é o tratamento para casos suspeitos e confirmados:
Maria de Lourdes Liguori
mariadelourdessar20195
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo vai até 25 de outubro com o objetivo de imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já os adultos que tem entre 20 e 29 anos devem procurar os postos de saúde de 18 a 30 de novembro. É imprescindível levar o cartão de vacina.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.