GRNEWS TV: Raro falcão-relógio é registrado em ruínas de igreja histórica de Guardas, área rural de Pará de Minas

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Luciano de Faria Silva, Biólogo e Ornitólogo, compartilha registros marcantes de suas expedições pela floresta amazônica, em áreas de Pará de Minas, no Centro-Oeste, e outras regiões de Minas Gerais.

Encontro surpreendente na Capelinha dos Guardas
Um registro inusitado chamou atenção em Pará de Minas: um falcão-relógio, espécie florestal difícil de ser observada por viver no interior das matas, foi flagrado nas ruínas da Capelinha dos Guardas. O local abandonado serviu de abrigo para o ninho da ave, onde foram encontrados dois filhotes, desde os primeiros dias até a fase de desenvolvimento da plumagem.

O “relógio” da natureza
A espécie recebe o nome peculiar por vocalizar em horários regulares, geralmente ao amanhecer e ao entardecer, em intervalos constantes. Além disso, o falcão balança a longa cauda lateralmente, lembrando o pêndulo de um relógio. O comportamento chamou a atenção de pesquisadores e chegou a ser apresentado em congresso de ornitologia em 2012, em Maceió.

Predador habilidoso
Durante o acompanhamento do ninho, foram encontrados restos de diferentes presas, como cuícas, micos, cobras caninanas, saracuras e até penas de alma-de-gato. Apesar do porte relativamente pequeno, o falcão-relógio consegue capturar animais de tamanho expressivo, como o jacú. O registro reforça a importância das áreas de preservação e mostra como ambientes históricos abandonados podem servir de refúgio para espécies raras.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!