Alvo de críticas, novo espaço do Centro POP está em reformas para atender pessoas em situação de rua

A reunião dos vereadores paraminenses na noite de quarta-feira (08) foi marcada pela votação de projetos, requerimentos e também denúncias. Alguns representantes do Legislativo questionaram a estrutura onde hoje funciona o Centro POP de Pará de Minas.

Antes o espaço localizado na Rua Coronel Domingos conseguia atender com tranquilidade as pessoas em situação de rua, mas recentemente precisou mudar e atualmente funciona na Praça Galba Veloso, próximo à Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Piedade, antiga Policlínica.


Há cerca de quatro meses eles estão na nova casa e desde então várias intervenções precisaram ser feitas, como construção de banheiros para que os moradores de rua possam cuidar da higiene pessoal.


O novo imóvel do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) também terá em breve uma área coberta para que os atendidos possam se alimentar e participar de encontros, reuniões ou oficinas em um local mais arejado.

O Centro POP existe em Pará de Minas desde 2014 e realiza um trabalho de acolhimento dos moradores de rua e viciados em álcool e drogas. Ali eles têm refeições, assistência médica e psicológica, podem tomar banho, lavar roupas e ainda participam de grupos, como disse ao Portal GRNEWS a coordenadora Nádia Nogueira:


Nádia Nogueira

nadiacentro091

O Centro POP é um espaço onde a pessoa em situação de rua passa o dia e recebe todas as ajudas já mencionadas. A partir de 16 horas ele precisa procurar um outro local:

Nádia Nogueira
nadiacentro092


Quando a pessoa atendida pelo Centro POP quer realmente mudar de vida ela consegue. Nos últimos meses, segundo Nádia Nogueira, quase 20 pessoas conseguiram encontrar um emprego com carteira assinada e vivem bem:

Nádia Nogueira
nadiacentro093

O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Flávio Medina Neto comentou sobre a visita dos vereadores ao Centro POP e as denúncias feitas durante a reunião.

Ele acredita que é preciso unir forças para que o equipamento continue prestando um serviço relevante às pessoas em situação de rua. Deixa claro ainda que em breve o Centro POP estará todo reformado e adequado para os atendimentos:


Flávio Medina Neto

flaviocentrop1

Também falou sobre a a equipe multidisciplinar que atende as pessoas em situação de rua:

Flávio Medina Neto
flaviocentrop2

O Centro POP recebe ajuda do governo federal, mas a maior parte das despesas é paga pelo Município. Por isso, quem quiser pode procurar o local e ajudar com o puder.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!