Cooperativas de Pará de Minas reforçam compromisso com a transformação social, práticas inclusivas e sustentáveis no Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C), movimento nacional das cooperativas que promove ações de voluntariado e responsabilidade social, será celebrado oficialmente, em 2025, no último sábado de agosto – neste caso, dia 30. A mudança aproxima a data do Dia Nacional do Voluntariado e busca dar ainda mais visibilidade à causa cooperativista em todo o país. Em Minas Gerais, as atividades do Dia C terão caráter ainda mais simbólico, por ocorrerem durante o Ano Internacional das Cooperativas e próximas ao CoopsDay (celebrado em 5 de julho), com destaque no estado.


Cooperativas mobilizadas por um mundo melhor
Em Pará de Minas, a união entre quatro cooperativas — Sicoob Ascicred, Unimed Centro-Oeste, Sicoob Credirural e Cogran — mantém viva, há 16 anos, a essência solidária do movimento. Este ano, as entidades beneficiadas serão o Restaurante da Criança Padre Libério e o Restaurante da Dona Fia, ambos voltados ao acolhimento e à alimentação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O tema de 2025 destaca a busca por soluções inclusivas e sustentáveis, e essa união das cooperativas mostra como podemos impactar a vida de quem mais precisa, afirmou Osmano Diniz França, presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Ascicred. Ele reforça o apelo à população para contribuir com doações, confiante no sucesso da mobilização:


Osmano Diniz França

Vm
P

Solidariedade além dos negócios
Para o diretor financeiro do Sicoob Credirural, Juarez de Melo, a proposta do Dia C extrapola o aspecto econômico, pois, cada cooperativa tem seu foco, mas todas compartilham o dever social. Essa preocupação com a qualidade de vida das pessoas é o que une a todos há tantos anos:


Juarez de Melo

Vm
P

Impacto coletivo e transformação local
Na visão do gerente geral da Unimed Centro-Oeste, César Augusto de Mendonça, a força da cooperação está justamente na união de esforços. O Dia C mostra o quanto o cooperativismo é essencial para quem mais precisa, principalmente em momentos de desafios sociais:


César Augusto de Mendonça

Vm
P

Cooperação como valor permanente
Já para Paulo Henrique Simão, superintendente da Cogran, o Dia C é a materialização dos valores cooperativistas. Ressalta que mais do que cuidar de cooperados e colaboradores, temos um compromisso com a comunidade. Em 2025, esse compromisso se torna ainda mais importante diante do cenário global que pede atitudes sustentáveis e humanas:


Paulo Henrique Simão

Vm
P

As ações promovidas pelas cooperativas seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco em saúde, educação, erradicação da pobreza e agricultura sustentável. Para garantir maior visibilidade e mensuração de impacto, as iniciativas devem ser registradas no sistema Bússola Social.

As inscrições podem ser feitas acessando AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!